Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Museu Regional de São João del Rei apresenta 1º recital de órgão online

Com apresentação da organista Elisa Freixo, canal no Youtube recebe conteúdo inédito durante a Semana Santa

Entre os dias 28 de março a 4 de abril, o Museu Regional de São João del Rei disponibiliza na íntegra, através de seu canal no Youtube, um recital de órgão de tubos apresentado pela organista Elisa Freixo. É a primeira vez na história do museu que um concerto é elaborado totalmente para a web!

O vídeo, especialmente preparado para a Semana Santa, foi gravado no início de março, seguindo rigorosamente todas as medidas de prevenção à covid-19. Pensado para proporcionar uma trilha sonora em sintonia com o clima de meditação da Quaresma, o repertório exibe obras de compositores alemães, ingleses e austríacos.

Segundo Elisa, a apresentação celebra a trajetória da Paixão de Cristo até a Páscoa, através de peças introspectivas que avançam a composições festivas. A iniciativa também busca trazer mais conhecimento de preservação e história do patrimônio, ao levantar curiosidades sobre a história do órgão, instrumento que faz parte do acervo do museu e foi restaurado em 2010.

A estreia é no dia 28 de março, no canal do museu no YouTube, ou através das redes sociais.

 

Elisa Freixo

A renomada organista-cravista, professora e produtora Elisa Freixo, tem uma das mais importantes carreiras no Brasil e América Latina. Suas gravações de discos de obras dedicadas e produções independentes, como também apresentações em diversos países, fazem com que seja considerada guardiã do barroco – visto que sua atuação, além de artística, se dá através da preservação de órgãos históricos. Elisa executa inúmeras atividades relacionadas ao instrumento, além de participar de diversas sociedades de organistas internacionais (Alemanha, Suiça, Portugal) e de sociedades de estudos musicológicos (Brasil, Portugal).

Fonte: Museu Regional de São João del Rei/Foto: G1 Zona da Mata.

Leia também:

POLÍCIA CIVIL INFORMA SOBRE FUNCIONAMENTO DA DELEGACIA REGIONAL DE LAFAIETE