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Nova carteira de identidade será emitida em Minas Gerais neste semestre de 2022

Modelo foi anunciado em fevereiro pelo governo federal; número do documento será unificado no país por meio do CPF.

A nova carteira de identidade, anunciada pelo governo federal, na última quarta-feira (23), já está em fase de implantação em Minas Gerais. O executivo estadual prepara o novo documento dentro dos padrões estipulados pelo decreto nacional.

Segundo a Polícia Civil do estado, o novo modelo terá a foto impressa diretamente na cédula, que não poderá ser plastificada e terá validade em todo o território nacional (saiba mais abaixo). O processo licitatório para a realização do serviço ocorreu em novembro de 2021 e o novo documento será emitido pelos postos de identificação do estado.

O governo de Minas ainda não determinou uma data para a emissão da nova carteira de identidade. Mas segundo a polícia, a implantação está prevista para o primeiro semestre deste ano.

Ainda de acordo com a corporação, o serviço será amplamente divulgado quando estiver disponível para a população. Em caso de dúvidas, a Polícia Civil disponibiliza um canal de atendimento por meio deste link.

De acordo com o governo federal, os institutos de identificação dos 26 estados e do Distrito Federal têm até março de 2023 para fazer a emissão do documento.

Veja o que muda na nova carteira de identidade

O que é a nova carteira de identidade?

O novo RG será estabelecido por meio de decreto do governo federal, previsto para entrar em vigor em 1° de março. Os institutos de identificação tem até março de 2023 para se adequar. O documento trará uma identificação única por meio do CPF para todo país e poderá ser consultado pela internet, a partir do recebimento.

-O que muda?

Com a nova documentação, a numeração será única e a autenticidade poderá ser checada por QR code, inclusive offline. Ou seja, apenas o CPF será considerado.

Atualmente, as pessoas retiram a carteira de identidade em uma unidade da federação com um número, porém, em caso de perda e solicitação em outro estado, por exemplo, a numeração vem diferente. Na prática, atualmente é possível ter 27 números de RG no Brasil.

A medida prevê ainda que a nova carteira de identidade poderá ser considerada um documento de viagem, já que vai entrar no padrão internacional. O documento terá código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo que consta nos passaportes, e poderá ser lido por equipamentos.

No entanto, governo federal informou que o RG poderá ser considerado apenas em viagens internacionais a países do Mercosul e que a mudança é apenas no sentido de facilitar a verificação da validade do documento. Portanto, o passaporte ainda se faz necessário.

Como obter a nova carteira de identidade?

O governo federal informou que as secretarias de Segurança Pública de cada estado e do DF serão responsáveis pela disponibilização do novo RG. O prazo para que os institutos de identificação se adequem à nova norma é até 3 de março de 2023.

Essa é a data limite para que os órgãos estabeleçam um esquema de fornecimento do novo documento. O Executivo disse ainda que a emissão deverá ser gratuita.

-O que acontece com a carteira de identidade atual?

De acordo com a norma estabelecida pelo governo federal, o RG atual continuará valendo por até 10 anos para população de até 60 anos. Para quem tem mais de 60 aos, o documento ainda será aceito “por prazo indeterminado”.

-Qual motivo da unificação entre RG e CPF?

O governo federal informou que a mudança vai “simplificar a vida do cidadão”, além de “coibir fraudes”. Segundo o Executivo, como o documento permite checagem da autenticidade por QR Code, ele é mais seguro.

-O que acontece se uma pessoa solicitar a carteira de identidade sem ter CPF?

O órgão de identificação local vai realizar, de imediato, a inscrição do cidadão no CPF, segundo o decreto. A orientação é de que as regras da Receita Federal sejam seguidas.

 -A nova identidade substitui algum outro documento, como a carteira de habilitação, por exemplo?

O governo federal informou que o novo RG não substitui nenhum tipo de documento que está em vigor, apenas a própria identidade atual. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo, ainda será necessária, já que tem uma finalidade diferente.

-Quais documentos serão exigidos para a expedição do novo RG?

Para obter a nova identidade, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.

-O que consta na nova carteira de identidade?

1-Armas da República Federativa do Brasil, a inscrição “República Federativa do Brasil” e a inscrição “Governo Federal”;

2-Identificação do ente federativo que a expediu;

3-Identificação do órgão expedidor;

4-Número do registro geral nacional;

5-Nome, a filiação, o sexo, a nacionalidade, o local e a data de nascimento do titular;

6-Número único da matrícula de nascimento ou de casamento do titular ou, se não houver, de forma resumida, a comarca, o cartório, o livro, a folha e o número do registro de nascimento ou casamento;

7-Fotografia, em proporção que observe o formato 3×4 cm, de acordo com o padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), a assinatura e a impressão digital do polegar direito do titular;

8-Assinatura do dirigente do órgão expedidor;

9-Expressão “Válida em todo o território nacional”;

10-Data de validade, o local e a data de expedição do documento;

11-Código de barras bidimensional no padrão QR Code;

12-Zona de leitura mecânica, de acordo com o padrão estabelecido pela OACI.

Fonte: G1.

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