Ordenação episcopal de Dom Edmar reúne milhares de pessoas em Alto Rio Doce

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Aproximadamente 3.500 pessoas participaram da solenidade de ordenação episcopal de Dom Edmar José da Silva, sacerdote do clero marianense, realizado na manhã do último sábado (11/05) em Alto Rio Doce, terra natal do religioso, no Campo das Vertentes.

Desde à chegada do município até o Parque de Exposição local, faixas e cartazes anunciavam a alegria de toda população para a celebração que aconteceu na data: a ordenação episcopal do então Monsenhor Edmar.

 “A gente vê que ele cresceu aqui, um menino humilde. É muito importante, para gente, está homenageando-o hoje”, expressou a professora Vaniuza Cristina dos Santos sobre a cerimônia. Um sentimento que também foi partilhado por de toda população alto-rio-docense.

Diante de cerca de 3.500 pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, o então Monsenhor Edmar recebeu o terceiro grau do sacramento da Ordem para servir, com alegria, como Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG). Além da presença de padres, diáconos, seminaristas, religiosas (os) e leigos (as) de toda Arquidiocese de Mariana e de outras Igrejas Particulares brasileiras, autoridades civis e políticas também participaram da cerimônia.

Presença marcante também foram das caravanas das paróquias pelas quais Dom Edmar passou durante o seu ministério sacerdotal que, além de reunir grande número de fiéis, levaram faixas e cartazes em homenagem ao novo bispo brasileiro.

Iniciada às 10h, após a entrada pontifícia e oração diante ao Santíssimo Sacramento, a celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e teve como bispos consagrantes o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e o Bispo Emérito de Oliveira (MG), Dom Francisco Barroso Filho. No total, 17 prelados brasileiros estiveram presentes, incluindo, sete filhos de Mariana e três Bispos Auxiliares de BH.

Após a aclamação do Evangelho, iniciou-se o rito de ordenação, quando Monsenhor Edmar foi conduzido à presença de Dom Walmor pelos presbíteros assistentes, Padres José Geraldo Coura e Marcos Macário Mendes. Na oportunidade, leu-se o decreto do Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, autorizando a ordenação.

O testemunho dos sucessores dos apóstolos

Continuando a cerimônia, Dom Walmor proferiu a homilia, onde destacou que, uma ordenação episcopal ultrapassa o rito e relações de amizade e afinidades.

“Ao evocar o Espírito soberano sobre Monsenhor Edmar, consagrando-o como bispo, nós estamos evocando o mesmo Espírito Santo que o Pai dá ao Filho na sua força amorosa. Jesus, o filho amado de Deus Pai, dá esse mesmo espírito aos apóstolos, colocando-os ao seu serviço na proclamação do Evangelho. Por isso, estamos aqui num momento que ultrapassa um simples rito, uma amizade e afinidades entre nós. Nós somos a Igreja evocando o Espírito Santo soberano que vai transformar a vida de Monsenhor Edmar num serviço bonito ao amado povo de Deus como sucessor dos apóstolos”, enfatizou.

Durante a reflexão, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte pontuou que os presbíteros e, particularmente, os sucessores dos apóstolos, são chamados a servir com o cuidado e zelo do Bom Pastor, livre de preconceitos, especialmente, junto daqueles que mais precisam. “É preciso servir sem coação, mas de coração generoso”, afirmou Dom Walmor, ponderando que o episcopado não é uma honraria, mas serviço e que, para bem exercê-lo, necessita de uma escuta radical do Evangelho.

“Portanto, Monsenhor Edmar, o seu sim significa dizer, aceitar e testemunhar o sofrimento de Cristo, assumindo o sofrimento de tanta gente numa humanidade sofrida e machucada como a nossa. Apesar de tantos desenvolvimentos e tantos avanços tecnológicos e tecno-científicos, nós somos uma humanidade sofrida. Não damos conta de viver a fraternidade universal”, disse Dom Walmor.

Por fim, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte desejou ao novo bispo fecundidade em seu ministério episcopal, recordando o lema escolhido por Dom Edmar: “Servi ao Senhor com alegria” (Sl 99,2). “Servir com alegria não é apenas uma sensação interna que nós somos chamados a cultivar em nós. Servir com alegria significa ter coragem de gastar sua vida a serviço do amado povo de Deus, sobretudo, dos marginalizados e dos pobres sofredores”, ponderou.

Com informações: Arquidiocese de Mariana.

Leia também:

Últimos Destaques

Leia também:

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes