Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

PACE explica sobre demora no atendimento a doadores na unidade Barbacena

Em resposta a reclamações de doadores de Barbacena e região, postadas nas redes sociais, relatando sobre a demora no atendimento no Posto Avançado de Coleta Externa, a Santa Casa de Misericórdia, instituição parceira e que  também administra o PACE, se posicionou em relação aos questionamentos de internautas por meio de publicação realizada na manhã desta terça-feira (20/10), no site oficial da entidade.

De acordo com a Santa Casa, o Posto Avançado de Coleta Externa é responsável somente pela coleta de sangue. Todo o sangue coletado em Barbacena é enviado ao Hemominas de Juiz de Fora onde é realizado o processamento, acondicionamento e distribuição aos hospitais da região conforme necessidade.

Visando a proteção dos doadores/funcionários, foi necessário a redução dos atendimentos de forma a evitar aglomerações mantendo assim o distanciamento dentro da unidade por causa da pandemia do Covid-19. Também foi necessário diminuir o número de cadeiras de doação para manter o distanciamento mínimo de um metro entre os doadores no momento da coleta.

O PACE continua funcionando todas as segundas-feiras no período de 9h às 16h, sendo que atualmente  a instituição realiza a captação de 50 candidatos a doação de sangue uma vez que, por medidas de segurança, o fluxo de atendimento foi reduzido. Este número de doadores foi fixado de acordo com o número de cadeiras de doação e o tempo do processo de doação. Também é levado em conta pela instituição o período de funcionamento do PACE para que as bolsas coletadas possam chegar no destino em tempo hábil e armazenadas adequadamente. Lembrando que na região, possuem outras Unidades da Fundação Hemominas, para que o doador possa realizar sua doação.

Todas as medidas de prevenção ao  coronavírus estão sendo tomadas para que a doação transcorra em perfeita segurança.

A doação de sangue é voluntária e altruísta ,e pode salvar vidas. Interessados em doar sangue podem fazer o agendamento comparecendo na unidade do PACE, anexo à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, ou através do telefone (32) 3339-2400.

Para doar sangue é importante: ter e estar com boa saúde; não ter tido hepatite após 11 anos de idade; pesar acima de 50 quilos; ter idade entre 18 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização desse, com fotocópia do documento de identidade do responsável. Pessoas com mais de 61 anos poderão doar se tiverem realizado pelo menos uma doação antes dos 60 anos; dormir bem na noite anterior à doação; não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

Pela manhã o doador poderá tomar café, comer pão, fruta, biscoito. Após o almoço ou jantar aguardar 3 horas para poder fazer a doação. O doador terá que apresentar documento de identidade oficial e original com foto no ato da doação conforme a lei nº 7.649 artigo 2.

Foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

HOSPITAL IBIAPABA PROMOVE CURSO ONLINE GRATUITO SOBRE CÂNCER DE MAMA