A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas (MG), recebeu de braços abertos seu novo pároco: Padre Mauro Lúcio de Carvalho. A celebração de acolhida com o rito de posse canônica aconteceu na noite do dia 1º de outubro, na Igreja Matriz, em cerimônia presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.
À ocasião, a paróquia e suas 26 comunidades manifestaram a alegria em receber o novo pároco, pontuando que o coração de toda comunidade paroquial “arde de esperança com sua presença amiga e fraterna”.
Os ritos de posse foram abertos pela leitura do decreto de nomeação, que indica Padre Mauro Lúcio como o novo pastor da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Em seguida, o presbítero professou sua fé diante de Dom Airton, do templo e as dezenas de fiéis que preenchiam todo o espaço. Após a profissão, Padre Mauro assinou o documento de posse.
A Santa Missa prosseguiu com a entrega do Livro dos Evangelhos, confiado ao sacerdote e entregue por Dom Airton. Com o livro em mãos, Padre Mauro proferiu o Evangelho do dia.
Após conceder a bênção do Evangeliário, Dom Airton afirmou, na homilia, que a função do novo pároco é celebrar os sacramentos, governar, caminhar e fortalecer a fé e a esperança do povo de Deus que lhe é confiado. “Padre Mauro vai trabalhar nessa paróquia para continuar o caminho que a comunidade de fé já faz”, declarou.
Segundo Dom Airton, o sacerdote santifica o povo de Deus por meio vida pessoal de oração, de compromisso e da celebração dos sacramentos. “Sem renunciar a sua responsabilidade e sem negar aquilo que foi lhe dado como obrigação, como serviço a ser desempenhado”, frisou Dom Airton.
Na oportunidade, o novo pároco também dirigiu uma mensagem à comunidade paroquial, destacando o seu papel na missão de evangelizar. “Já me sinto em casa, amado e acolhido. Chego aqui, como já mencionado, confiando no apoio na amizade, na disponibilidade e na experiência da fé dos coordenadores de comunidades, de movimentos e de pastoral. A missão é de todos nós: padres, religiosos, bispos, diáconos e leigos”, reiterou Padre Mauro Lúcio.
Com informações: Arquidiocese de Mariana/fotos: Rosa Fernandes.