Em solenidade presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, Padre Pedro Hugo Alves Talin tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios, no Campo das Vertentes.
Cerimônia religiosa aconteceu na igreja matriz, no dia 11 de setembro, com o templo repleto de fiéis, e teve início com a leitura do documento de posse canônica. Em seguida, Padre Pedro fez o ato de profissão de fé, reafirmando crer nos dogmas da igreja da católica.
Após as leituras da celebração, o sacerdote recebeu das mãos do Arcebispo o Livro dos Evangelhos: “Padre Pedro Hugo, recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina o aquilo que crês e procura realizar o que ensinas”, disse Dom Airton. Com o evangeliário em mãos, o novo pároco proclamou a leitura do Santo Evangelho sucedida pela homilia do Arcebispo.
Durante reflexão, Dom Airton louvou a Deus pelas numerosas vocações que a cidade de Senhora dos Remédios oferece à Igreja. No total, são mais de 40 padres filhos da cidade, servindo diversas Arquidioceses. Ainda no decorrer da solenidade, arcebispo explicou algumas diferenças entre os termos padre, presbítero e sacerdote, e terminou com o termo pároco fazendo referência a ocasião de posse de Padre Pedro.
Finalizando sua fala, Dom Airton pediu aos paroquianos que rezassem e confiassem no novo pároco, não com o olhar de pessoa jovem que é, mas como o seu pastor.
Rezem por ele para que ele seja firme na fé, seja alegre na esperança que professa. Alegremos todos, irmãos e irmãs, por recebermos hoje este nosso irmão que se coloca em serviço da Igreja, nesta Paróquia Nossa Senhora dos Remédios”, solicitou Dom Airton.
Após a homilia, Padre Pedro Hugo foi interrogado publicamente, manifestando sua disposição em cooperar em comunhão com o Arcebispo ao cuidar da paróquia que lhe foi confiada. Em seguida, jurou fidelidade segundo à Igreja e a Doutrina Católica.
Ainda durante a celebração, mensagens de boas-vindas pela comunidade paroquial e de agradecimento pelo novo pároco foram proferidas.
Servir onde a Igreja chamar
“A graça sacerdotal nos abre uma graça especial: de estarmos sempre atentos a vontade de Deus que vai se manifestar em nossas vidas”, descreveu Padre Pedro Hugo sobre sua nova missão.
Segundo ele, sempre que a Igreja lhe confia uma nova missão, é representada também a vontade de Deus que pede para continuar avançando em águas mais profundas, encontrando as almas que precisam do socorro do Senhor.
O sacerdote agradeceu a acolhida no começo do seu novo pastoreio e fez um agradecimento especial ao Arcebispo, por confiar a ele a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.
“Receber essa missão de conduzir, como pároco, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios é uma grande experiência de Deus, um grande serviço de amor: uma paróquia como uma devoção tão grande pela nossa mãe do céu. Recebo com alegria essa missão e já no início do pastoreio, logo depois da posse, já sinto um povo acolhedor e feliz, atento a viver aquilo que Deus espera de todos nós: atenção a palavra, a oração cotidiana e o serviço tão dedicado de amor”, afirmou o novo pároco.
Os pais e a irmã do novo pároco também estiveram presentes na celebração.
Padre Pedro Hugo ainda agradeceu a Dom Airton pela confiança e à Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga (MG), pelo tempo que pôde servir junto a essa comunidade de fé.
“Experimentar esta nova missão é experimentar também um novo tempo no sacerdócio, um novo jeito de ser pastor para este povo de Deus que caminha sob o manto de Nossa Senhora. Deus seja louvado”, frisou.
Para o Vigário Episcopal da Região Mariana Sul, Padre Adelson Clemente, a acolhida do novo sacerdote é motivo de júbilo. “Nós o acolhemos com alegria, na certeza de que Deus o encaminhará em sua nova missão como pároco de Nossa Senhora dos Remédios”, celebrou.
Com informações: Ana Paulo dos Santos/fotos: Amare Foto Sacra.