Entre os dias 21 e 22 de outubro, sacerdotes da Região Pastoral Mariana Sul se reuniram em Barbacena, no Campo das Vertentes durante encontro religioso que teve como objetivo a formação permanente do clero e o fortalecimento da Pastoral Presbiteral por meio do encontro de partilha, aprofundamento humano e lazer.
O encontro acontece em todas as regiões da Arquidiocese duas vezes ao ano, sendo o primeiro encontro com foco na formação em apenas um dia. Já o segundo acontece no segundo semestre do ano e promove, em dois dias, momentos de lazer que ampliam a convivência entre os sacerdotes.
Primeiro dia
Iniciado com o almoço na segunda-feira, 21 de outubro, os sacerdotes tiveram a oportunidade de acolher aqueles que desde o último encontro foram transferidos e iniciaram os trabalhos pastorais na Região Sul. Um dos acolhidos pelos colegas foi o recém-chegado, Padre Pedro Hugo, que assumiu o ofício de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios (MG).
“Este momento é de uma riqueza ímpar para o caminho pastoral da nossa Arquidiocese de Mariana. Nós padres nos sentimos irmãos, e nestes encontros podemos viver um verdadeiro caminho de fortalecimento dos laços familiares entre nós. Sinto-me muito bem ao ser acolhido pelos irmãos padres que atuam aqui na Região Sul a mais tempo e que com sua experiência ministerial têm muito a enriquecer meu ministério”, relatou Padre Pedro Hugo.
Conduzidos pelo momento formativo no primeiro dia, os padres puderam receber orientações sobre o caminho administrativo da Arquidiocese do Ecônomo da Arquidiocese, Padre José Geraldo Coura, e do Vigário Geral para a Gestão e Administração, Monsenhor Nedson Pereira de Assis. A formação sobre questões econômicas teve forte acento no magistério do Papa Francisco que convoca padres a serem administradores fiéis dos bens do Povo de Deus que sustentam a Igreja.
Segundo dia
No segundo dia, os presbíteros refletiram um pouco sobre o caminho pastoral à luz da proposta do Papa Francisco para o Ano Jubilar 2025, que motiva todos os cristãos a viverem como Peregrinos da Esperança. Ainda na oportunidade, eles puderam conversar sobre demandas, propostas de ação para a vivência da Região Pastoral Mariana Sul e prepararam a agenda de visitas da Imagem Peregrina do Sagrado Coração de Jesus, que ocorrerá nos meses de fevereiro e março do próximo ano.
“A consciência de que Deus nos coloca onde precisamos estar para viver a missão presbiteral, faz com que nós em encontros como estes auxiliemo-nos todos mutuamente com nossas experiências. Conhecendo a região e o caminho pastoral aqui vivido, podemos ainda propor novas ideias e promover atividades e momentos vivos de animação da ação evangelizadora. Viver esta experiência é sentir que caminhamos juntos verdadeiramente e que nos preocupamos em fazer com que Jesus Cristo seja mais conhecido e amado entre todos”, afirmou Padre Pedro Hugo.
Padre Apolo Guerra, representante dos Presbíteros da Região Mariana Sul e Pároco na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Barbacena (MG), enfatizou que este ano o encontro foi muito participativo e com propostas excelentes.
“Percebemos maior participação dos presbíteros da Região. Isto é um ponto muito positivo para o ano”, disse o padre.
O Encontro foi encerrado com a apresentação das datas das próximas atividades do Clero da Arquidiocese e com um almoço alegre marcado pela fraternidade presbiteral.
Com informações: Padre Pedro Hugo/fotos: Padre Leonardo Sérgio