Pesquisar
Close this search box.

PAPA FRANCISCO CONCEDE À FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EM LAFAIETE, O TÍTULO DE JUBILEU

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

PAPA FRANCISCO CONCEDE À FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EM LAFAIETE, O TÍTULO DE JUBILEU

O Papa Francisco, por meio da Santa Sé, concedeu à festa do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), o título de Jubileu. A informação foi divulgada na primeira sexta-feira deste mês (02) quando a Igreja tradicionalmente dedica ao Sagrado Coração de Jesus.

Segundo o Pároco e Reitor da Basílica, Padre Euder Daniane Canuto Monteiro, solicitação foi enviada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, em dezembro de 2023, tendo recebido uma resposta positiva em 24 de janeiro deste ano.

Padre Euder ainda explica que a iniciativa surgiu devido à devoção ao Sagrado Coração de Jesus ser marcante no município de Conselheiro Lafaiete, mas também em toda Arquidiocese, visto que o Apostolado da Oração está presente em quase todas as paróquias.

Outro fato que motivou esse pedido é que neste ano celebra-se os 150 anos da primeira consagração da Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus. Esse momento histórico aconteceu em 8 de dezembro de 1874, na Catedral de Mariana, pelo então Bispo Diocesano, Dom Antônio Ferreira Viçoso.

“Celebrando este jubileu dos 150 anos da primeira consagração oficial da Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus, achamos por bem renová-la este ano, marcando esse dado histórico”, disse Padre Euder.

O presbítero ainda recorda que a concessão do título de Jubileu se insere também em outros contextos festivos, como a celebração dos 350 anos da primeira aparição do Sagrado Coração de Jesus à Santa Margarida Maria de Alacoque, que aconteceu em 27 de dezembro de 1673; o Jubileu do Coração de Jesus, em dezembro de 2024, por ocasião dos 180 anos da fundação da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração); e a comemoração dos 60 anos de criação da paróquia, em 2025.

basílica-do-sagrado-coração-de-jesus-em-conselheiro-lafaiete-foto-januario-basílio-vertentes-das-gerais

 

A festa do Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete

Realizada desde 1962 no mês de junho, quando o santuário ainda era curato e filiado à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a novena do Sagrado Coração de Jesus atrai milhares de fiéis todos os anos que acorrem à Basílica para pedir graças e agradecer pelas bênçãos concedidas.

Um marco de grande relevância das festividades é a Entronização do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria nos lares por meio dos meios de comunicação, especialmente da rádio, realizada sempre no dia da festa, desde o longínquo 1967.

basilica-do-sagrado-coração-de-jesus-em-lafaiete-foto-02

Fonte: Arquidiocese de Mariana.

https://vertentesdasgerais.com.br/arquidiocese-de-mariana-divulga-data-da-ordenacao-episcopal-de-monsenhor-danival/ 

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Contabilidade São Mateus
Collegiati – Construtora
Net Rosas Banner Grande
Rivelli + – Banner Grande