Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Paróquias de Barbacena iniciam programação da Semana Nacional da Família

Diversas Paróquias de Barbacena e cidades da região deram início a programação da Semana Nacional da Família, que se estenderá até o próximo Sábado (14).  Neste ano, em sintonia com o Ano da Família Amoris Laetitia, convocado pelo Papa Francisco, o tema que ilumina as reflexões é “Alegria do amor na família” e o lema “Dá e recebe, e alegre a ti mesmo” (Sir 14,16).

A Semana Nacional da Família é um projeto consolidado, que acontece no mês vocacional, para lembrar que ser família é um chamado”, que inicia sempre no segundo domingo de agosto, quando se reza pela vocação matrimonial e se celebra o Dia dos Pais, e tem como objetivo promover, fortalecer e evangelizar as famílias a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, além de orientar sobre alguns preceitos:

-transmitir os ensinamentos da Igreja com simplicidade, sem prescindir a compreensão e caridade;

-promover os laços familiares;

-incentivar crescimento da espiritualidade familiar;

-unir esforços para que a família seja de fato, santuário da vida, defensora do valor inviolável da vida, desde a concepção até a morte natural;

-despertar na família o sentido de sua missão educadora;

-oferecer apoio aos casais e famílias nos conflitos e dificuldades de relacionamento.

O segundo domingo de agosto é também dedicado à vocação matrimonial ou familiar. A data remete ao período em que se celebrava o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora, em 16 de agosto, e por isso a igreja adotou este dia para comemoração e também se comemora a vocação matrimonial.

Em Barbacena, a programação teve início com uma carreata (foto abaixo) organizada, no último sábado (07), pela Pastoral Familiar da Forania de Barbacena, com saída e concentração na praça Santo Antônio e chegada na Igreja Matriz de São Sebastião onde aconteceu celebração da Santa Missa.

Programação

Na Arquidiocese de Mariana, a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Familiar preparou subsídios, em vídeo, refletindo sobre a temática deste ano. O conteúdo está sendo divulgado na página do Facebook da Arquidiocese, diariamente, às 18h. Além disso, as paróquias também estão promovendo ações próprias. Confira as programações das paróquias participantes em Barbacena e região clicando nos links:

Paróquia de São Sebastião

Paróquia da Piedade

Paróquia Bom Pastor

Paróquia Divino Espírito Santo

Paróquia São José

Paróquia Sant’Ana e são Joaquim- em Antônio Carlos.

-Paróquias, pastorais e movimentos de Conselheiro Lafaiete

Fotos: Januário Basílio.

Leia também:

ÚLTIMOS DIAS PARA SE INSCREVER NAS OFICINAS DO FESTIVAL DE INVERNO DE CONGONHAS