Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Paróquias de Barbacena realizam solenidades para celebrar o Dia de Corpus Christi

Católicos de diversas Paróquias de Barbacena participaram de solenidades para celebrar o Dia de Corpus Christi com celebrações Eucarísticas e procissões. Em celebração a data, que aconteceu na última quinta-feira, moradores se reuniram para confecção dos tapetes que ornamentaram várias ruas do município com temas bíblicos, além decorar a fachada de suas casas para passagem da procissão.

Na Paróquia São Sebastião, o dia de Corpus Christi teve início, às 09h, com celebração Eucarística, bênção e adoração ao Santíssimo Sacramento em solenidade presidida pelo pároco Conego Luiz Carlos Carneiro. Por volta de 10h, os fiéis saíram em procissão que percorreu algumas ruas do bairro, retornando à Igreja Matriz. À chegada, adoração ao Santíssimo Sacramento.

Já na Paróquia Santo Antônio, às solenidades de Corpus Christi iniciou-se, às 08h, com celebração Eucarística e adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo Pároco padre Jose Eudes de Carvalho Araújo, auxiliada pelo Monsenhor Osmar Raymundo Matheus, Vigário Paroquial.  No período da tarde, por volta de 16h, houve solenidade de Adoração e benção ao Santíssimo Sacramento na Igreja Santa Efigênia, seguida de procissão em direção a Igreja Matriz de Santo Antônio.

Segundo tradição católica, a Solenidade de Corpus Christi acontece 60 dias após a Quinta-feira Santa, ou seja, após a Instituição da Eucaristia. A quinta-feira é o dia dedicado à Eucaristia e, normalmente, nesses dias as paróquias promovem adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção.

De acordo com a doutrina católica, a festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, rumo à terra prometida, com a arca da aliança à frente, que hoje para os católicos é o Santíssimo Sacramento. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. O maná só saciava a fome naquele momento, o Corpo de Cristo sacia até a vida eterna.

corpus-christi-paroquia-sao-sebastiao-barbacena-foto-januario-basílio-04

Fotos: Januário Basílio.

Leia também:

CANDIDATAS AO TÍTULO DE RAINHA DAS ROSAS SÃO APRESENTADAS À POPULAÇÃO BARBACENENSE