Estudantes participaram da coleta de pinhões, preparo de substrato e desenvolvimento das mudas
O Concurso “Produção de Mudas de Araucária na Escola”, realizado pela equipe do Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte, na Zona da Mata, rendeu bons resultados para a conservação ambiental da região onde está localizada a unidade de conservação.
A atividade de educação ambiental foi desenvolvida em cinco escolas das comunidades do Território Ibitipoca. Os alunos participaram da coleta de pinhões, preparo do substrato, enchimento dos recipientes e cuidados para o desenvolvimento das mudas.
Participaram as Escolas Estaduais Cisipho Campos (Bias Fortes), Zequinha de Paula (Santa Rita do Ibitipoca) e Adalgisa de Paula Duque (Lima Duarte) e as escolas municipais Mariano Rodrigues (Bom Jesus do Vermelho) e Padre Carlos (Conceição de Ibitipoca).
O concurso foi lançado em março deste ano, quando os pinhões, sementes da espécie, começam a cair. A contagem das mudas produzidas foi realizada nesta semana e a campeã foi a Escola Municipal Padre Carlos, de Conceição de Ibitipoca, com a produção de 1.486 mudas. O total de mudas produzidas pelas cinco escolas participantes chegou a 3.410 mudas.
A escola vencedora vai receber uma TV de 55 polegadas; uma mesa de ping-pong e uma viagem para os alunos visitarem o Vale das Araucárias no Parque Estadual da Serra do Papagaio. A premiação foi oferecida pela Associação de Proteção e Recuperação Ambiental (Arpa), que é membro do conselho consultivo do parque.
As mudas produzidas pelas escolas serão plantadas pelos próprios alunos, em propriedades rurais no entorno do parque, em ação planejada para o início do ano letivo de 2025.
“Com este trabalho estamos envolvendo crianças e jovens diretamente com a conservação ambiental. Elas tiveram a oportunidade de coletar os pinhões, ver eles germinarem e se transformarem em mudas. Agora, as mudas serão plantadas por eles, que poderão ver elas se tornando árvores que serão alimento para fauna e humanos. Estamos felizes com o resultado do concurso”, disse a gerente do parque, Clarice Lantelme.
Espécie
A araucária ou pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia) é uma árvore de grande porte, importante fonte de alimento para a fauna e também é utilizada na alimentação humana.
A espécie é considerada em perigo crítico de extinção e está no planejamento das ações do Parque Estadual do Ibitipoca como espécie chave para enriquecimento florestal no entorno da unidade de conservação, para dar suporte alimentar nos projetos de refaunação em andamento.
Com informações: Agência Minas.