PCMG realiza ações para divulgar o “Agosto Lilás” em Barbacena e região

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

As ações têm como objetivo conscientizar a sociedade sobre a necessidade do fim da violência familiar e doméstica e divulgar os serviços de apoio disponíveis.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, na primeira quinzena do mês de agosto, ações para divulgar o “Agosto Lilás”, no âmbito do 13° Departamento de Polícia Civil em Barbacena e região.

As ações visam conscientizar a sociedade sobre a necessidade do fim da violência familiar e doméstica contra a mulher e divulgar os serviços de apoio disponíveis.

Barbacena  

No primeiro dia do mês, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) participou da abertura do “Agosto Lilás”, realizada pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Barbacena. O ato de lançamento foi realizado na Praça dos Andradas, no Centro da cidade, e contou com a presença de diversas autoridades.

Ainda em Barbacena, a equipe da Deam da cidade participou da ação social realizada em comemoração aos 92 anos do Batalhão da Polícia Militar. O evento aconteceu no bairro Nova Cidade e contou com a presença da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Barbacena.

Fechando a primeira quinzena do mês, a escrivã de polícia Daniele Assis concedeu uma entrevista ao vivo, onde informou à população sobre as providências adotadas pela Deam em caso de descumprimento de medidas protetivas de urgência.

Conselheiro Lafaiete

Já na cidade de Conselheiro Lafaiete, foram realizadas ações policiais de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Durante as ações policiais, uma pessoa foi presa preventivamente por descumprir medida protetiva de urgência deferida em processo que apura crime de estupro de vulnerável. Em uma segunda ação, uma vítima foi resgatada pela PCMG após familiares denunciarem agressões que a mesma vinha sofrendo.

São João del-Rei

Em São João del-Rei, foi lançado o projeto Chame a Frida – uma atendente virtual criada pela instituição para orientar mulheres em situação de violência doméstica. A inauguração oficial do projeto ocorreu no dia 7 de agosto, com a distribuição de panfletos no centro da cidade durante uma blitz educativa, que contou com a participação de integrantes da rede de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar.

Durante a ação, foram entregues a motoristas e transeuntes informativos sobre o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, contendo o número de WhatsApp da atendente virtual Frida: (31) 98489-3469. Visando divulgar o projeto para o maior número possível de pessoas, nos dias 5 e 9 de agosto, a delegada Bruna Carla Alves participou de entrevistas em rádios da cidade, explicando como funcionará o Chame a Frida na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em São João del-Rei.

Chame a Frida

Para acessar o serviço, basta que a mulher inicie uma conversa pelo WhatsApp. De forma automática, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual pode, ainda, fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar os serviços disponíveis.

Por meio do atendimento, também é possível realizar agendamentos para solicitação de medidas protetivas, programar e receber guias periciais para realização de exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência, além de receber orientações acerca de procedimentos legais e de proteção.

Com informações: 13º Departamento PCMG.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes