Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Pesquisa da UFSJ recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Computação

O trabalho resultou em uma ferramenta que opera sobre grandes acervos de notícias on-line. Saiba mais.

Uma pesquisa desenvolvida por uma equipe da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) ganhou o terceiro lugar no 40º Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica, da Sociedade Brasileira de Computação.

O estudo sobre rastreamento semântico de eventos é de autoria do aluno Welton Santos e do professor Leonardo Rocha, do Departamento de Ciência da Computação (Dcomp).

A pesquisa, intitulada “Uma ferramenta para rastreamento semântico de eventos a partir de documentos da Web”, consiste em uma ferramenta que opera sobre grandes acervos de notícias on-line e facilita o trabalho de pesquisadores na reconstrução de um evento histórico, organizando documentos importantes, em linhas do tempo e de forma automática.

Welton, que já tem uma formação como técnico em informática no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), além curso de Ciência da Computação na UFSJ, afirma que o prêmio é de imensa importância para a comunidade acadêmica.

“Isso nos motiva a continuar nosso trabalho, trazendo mais reconhecimento e sinais do impacto do nosso trabalho na sociedade, além de abrir novos horizontes de oportunidades para o pesquisador iniciante. O reconhecimento de nossa pesquisa ajuda também a aumentar a visibilidade de nossa instituição, sendo referência na produção de conteúdo científico na área de computação”, comentou.

O Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica visa fomentar o acesso à informação e à cultura por meio da informática. Com o terceiro lugar, os pesquisadores receberam um kit home office.

O trabalho

A UFSJ explicou que os esforços do projeto foram concentrados em duas frentes: uma delas foi permitir que usuários façam consultas com adição de informações de documentos representados por word embeddings, ou seja, representação de palavras para análise de texto.

Já a segunda foi oferecer estratégia para o resgate de informação temporal, a fim de gerar linhas do tempo apresentadas por uma interface adequada.

“Avaliamos nossa solução no acervo de um jornal brasileiro e demonstramos que a mesma consegue traçar diferentes [linhas do tempo], cobrindo diferentes subtópicos de um mesmo tema”, explica o pesquisador.

Sendo ainda um protótipo e, por estar em fase de pesquisa, a ferramenta de Welton não pode ser utilizada pelo público. Em sua versão final, a ideia é adicioná-la gratuitamente aos navegadores de uso corrente.

A lista com os premiados está disponível no link do concurso, e a cerimônia virtual de premiação pode ser conferida no YouTube da SBC.

Fonte: G1 Zona da Mata foto (arquivo): UFSJ.

Leia também:

MINAS DISTRIBUI MAIS DE 825 MIL DOSES CONTRA COVID-19 A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA