Movimento têm como objetivo conscientizar a sociedade sobre a necessidade do fim da violência familiar e doméstica e divulgar os serviços de apoio disponíveis.
O 13º Departamento de Polícia Civil realizou em Barbacena e região, na segunda quinzena do mês de agosto, ações relacionadas à campanha “Agosto Lilás”, visando conscientizar a sociedade sobre a necessidade do fim da violência familiar e doméstica contra a mulher, além de divulgar os serviços de apoio disponíveis.
Barbacena
A equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Barbacena participou da reunião de apresentação do fluxo de atendimento às vítimas de violência doméstica, elaborado pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Barbacena, realizado no auditório do 9º Batalhão da Polícia Militar.
Representantes da Deam também estiveram presentes na “Mesa Redonda: Agosto Lilás e Violência Contra Mulher”, organizada pelo Programa Avançado de Extensão e Pesquisa em Comunicação, Direitos Humanos e Equidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Na ocasião, profissionais atuantes nas esferas públicas e com relevante conhecimento do assunto realizaram um debate no qual destacaram números, casos e atuações de combate à violência contra a mulher em Barbacena, em Minas Gerais e no Brasil.
Na sede da Delegacia Regional em Barbacena, a equipe da Deam organizou um evento em referência à campanha “Agosto Lilás: quebre o ciclo da violência contra mulher”, com registros de boletins de ocorrência, requerimentos de medidas protetivas de urgência e representações criminais. O evento contou com a parceria da Casa da Mulher de Barbacena, sendo oferecido um lanche para as mulheres que buscaram atendimento, entrega de rosas e bombons, além de panfletos informativos sobre a campanha.
A equipe também realizou, ao longo desta segunda quinzena, palestras e entrevistas esclarecendo à população sobre violência contra mulher e quais providências as vítimas devem recorrer. E para fechar o mês, servidores da Deam marcaram presença na passeata de encerramento da campanha, que percorreu o centro da cidade.
Conselheiro Lafaiete
Em Conselheiro Lafaiete, a PCMG inaugurou o projeto “Chame a Frida”, que é um canal de atendimento a meninas e mulheres vítimas de violência doméstica. O atendimento virtual via chatbot proporciona uma forma discreta para as vítimas entrarem em contato com a Delegacia da Mulher.
A Frida é uma atendente virtual que atende de forma imediata as mensagens recebidas pelo WhatsApp. A Assessoria de Comunicação Polícia Civil de Minas Gerais 13° Departamento – Barbacena atendente virtual realiza o acolhimento e repassa informações sobre a Lei Maria da Penha, medidas protetivas e sobre os acionamentos em casos de emergência.
Andrelândia
Já no município de Andrelândia, o delegado Lucas Terrão Maddalena Pepe ministrou uma palestra na Câmara Municipal da cidade, abordando o tema “Combate à Violência Doméstica e Familiar”. Durante a apresentação, o delegado destacou os diferentes tipos de violência doméstica e familiar, além de esclarecer como funciona o ciclo da violência.
No evento, o delegado falou sobre a prevenção desse tipo de crime e enfatizou a importância de campanhas de conscientização, educação da comunidade e a necessidade de criação de uma rede de apoio forte, capaz de acolher e orientar as vítimas. “Prevenir a violência doméstica é responsabilidade de todos nós. Precisamos educar nossas crianças, fortalecer nossas famílias e estar atentos aos sinais de que alguém pode estar sofrendo abuso”, afirmou Lucas Pepe.
Com informações: 13º Departamento PCMG.