Durante operação Verde Minas desencadeada pela Polícia Militar de Meio Ambiente em Santos Dumont, nesta terça-feira (17/09), quase 40 pássaros silvestres, mantidos em cativeiros, foram apreendidos na localidade Cachoeirinha, zona rural do município. Além das aves, os policiais ambientais também apreenderam mais de 30 gaiolas, além de lavrar dois autos de infração, que somados, totalizam 15.000 UFEMG.
A ação policial foi motivada em virtude de recebimento de denúncia anônima sobre caça ilegal e de aves silvestres mantidas em cativeiro na localidade Cachoeirinha.
De posse das informações e características do denunciado, a equipe de Meio Ambiente deslocou ao imóvel alvo com o objetivo de comprar a veracidade dos fatos, onde foi observado diversas aves mantidas em cativeiros, sendo: uma Arara Maracanã (com potencial de extinção); um Tucano, e duas aves da fauna silvestre (popularmente conhecidas como Coleiro).
Ainda no decorrer da ação policial, os policiais ambientais visualizaram em uma gaiola na residência vizinha. Diante da suspeição, os militares deslocaram ao imóvel e, durante buscas, localizaram 28 gaiolas contendo 34 aves da fauna silvestre, mantidas em cativeiro.
Ao final, foram lavrados dois Autos de Infração, de 10.650 UFEMG e 4.350 UFEMG, totalizando R$ 79.195,50, e dois termos circunstanciado. Aves e gaiolas apreendidas serão encaminhadas, pelos órgãos ambientais competentes, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Juiz de Fora.
Com informações: PM Meio Ambiente.