Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

BALANÇO DA OPERAÇÃO NATALINA 2016 – 9º BPM

O “mês de dezembro” é sempre um período que impõe à Polícia Militar um árduo esforço para inibir/coibir a ação de infratores da lei. Eles se aproveitam da movimentação de compras, face ao pagamento do 13º salário, bem como ausência dos moradores, devido a viagens de férias e de final de ano, e praticam furtos e roubos, aumentando, assim, a incidência criminal e promovendo a sensação de insegurança.
Como forma de fazer frente aos crimes típicos desse período que antecede o Natal e as festividades do réveillon, o 9° BPM aprimorou as ações de polícia, estabelecendo diversas ações no período de 05 de dezembro de 2016 a 03 de janeiro de 2017. Utilizou todo o seu efetivo no policiamento ostensivo a pé e motorizado nas principais áreas comerciais de Barbacena, incluindo o efetivo ordinário da 60ª Cia da Polícia Militar, até mesmo os militares lotados na administração, como medida para complementar os esforços policiais.
Dentro da perspectiva do policiamento preventivo, os policiais militares escalados na modalidade de policiamento a pé realizaram visitas aos comércios dos Bairros, Centro, Pontilhão, São Pedro e Nossa Senhora da Penha, distribuindo folhetos de “PM Serviços”, no qual recomenda uma série de dicas de autoproteção aos comerciantes e transeuntes.
Além das ações preventivas, como esforço de recobrimento, foram lançadas patrulhas Tático Móvel com missão específica de execução de Operações focadas a combater roubo a transeuntes, a residências e ao comércio.
Em consequência das operações, destacam-se os registros das Ocorrências de n° 2016-026495716-001 e n° 2016-027767483-001, na qual houve a prisão/apreensão, em flagrante, de três autores em decorrência de roubo a mão armada de uma motocicleta, na Rua Mestre Lucas Chaves, Bairro São José, ocorrido no dia 07 de dezembro de 2016. Um destes meliantes está também envolvido como um dos autores em um roubo ocorrido, em data anterior, no Posto de Combustível “Cabana”. Registra-se ainda a apreensão em flagrante, por ato infracional, de dois menores em virtude de roubo de celular, ocorrido na Rua Teófilo Otoni, Centro, na tarde do dia 24 de dezembro de 2016.
Além dos casos pontuais citados, no período da Operação “Natalina”, foram registradas 22 (vinte e duas) prisões de autores de crimes contra o patrimônio na cidade de Barbacena.
Segundo estudo apresentado pelo Núcleo de Análise Criminal (NaCrim) do 9° BPM, durante o período que antecedeu o Natal em 2015, foram registradas 32 ocorrências de crimes violentos; já em 2016, este número caiu para 30, resultando em uma redução criminal na casa de 6,25%.
Quanto aos furtos em 2015, foram registradas 315 (trezentos e quinze) ocorrências e, em 2016, houve 243 (duzentos e quarenta e três) registros, redução de 22,86% (vinte e dois, vírgula oitenta e seis por cento).
Os resultados positivos são consequência da intensificação das operações nesse período. Entre os dias de 01/12/ 2015 a 03/01/2016, houve 71 (setenta e uma) operações, enquanto que de 05/12/2016 a 03/01/2017, foram executadas 194 (cento e noventa e quatro) intervenções, registrando-se um aumento de 173,24% (cento e setenta e três, vírgula vinte e quatro por cento), meta alcançada para o período.

O policiamento contou ainda com a participação da Base Comunitária Móvel (BCM) e da Banda de Música do 9º BPM em ações cívico sociais no Centro de Barbacena, palestra de dicas de segurança no Bairro Nova Cidade, ação comunitária na Comunidade da “Argola”, em Senhora das Dores, e criação de um grupo de whatsApp para tratar de assuntos de Segurança Pública no Bairro João Paulo II, proporcionando, assim, a promoção do policiamento comunitário do Projeto “Polícia e Comunidade 2016”. Diversas atividades foram desencadeadas como a participação do PM Amigo Legal, palestras e tocatas musicais.
Por fim, como projeto para 2017, o “Sentinela da Mantiqueira”, dentro de uma acepção moderna de policiamento comunitário, retomou a estruturação policial descentralizada em setores de policiamento. A fixação de bases policiais proporcionará uma melhor acessibilidade à população, como ferramenta de aproximação comunitária dos militares aos residentes dos diversos bairros bem como atender aos anseios de segurança, minorar o medo dos crimes e das desordens físicas e morais.


(PMMG – valorizar nosso policial militar e somar esforços para um ambiente mais seguro – 9º BPM – 84 anos de história)