Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

PRODUTORES DE MORANGOS DE ALFREDO VASCONCELOS PARTICIPAM DO 1º DIA DE CAMPO

Cerca de 80 produtores de morango de Alfredo Vasconcelos, no Campo das Vertentes, tiveram a oportunidade de se capacitar e melhorar seus conhecimentos para o cultivo da fruta no 1º Dia de Campo do ATeG Fruticultura, durante evento realizado pelo Sindicato Rural de Barbacena no fim de agosto.

Estiveram presentes o 1º vice-presidente de finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia; o presidente do SPR de Barbacena, Rubens Lobato; o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Emerson Simão; o supervisor técnico do ATeG Fruticultura, Altino Júnior e o técnico de campo do ATeG, Humberto Baungartem.

Renato Laguardia parabenizou os organizadores do evento. Ele também agradeceu aos patrocinadores e o SPR de Barbacena pela realização do Dia de Campo. “Falamos com os presentes sobre a importância de se sindicalizar e o quê o Sistema Faemg Senar pode oferecer. Pudemos ver produtores engajados e que melhoraram suas vidas através do ATeG”, afirmou Laguardia.

renato-laguardia

O Dia de Campo foi realizado pela manhã, no sítio do Sidney Garcia. Ele é participante do grupo de assistência técnica e gerencial e diz estar orgulhoso de seus resultados. Mais ainda vendo sua propriedade ser usada como exemplo para outros produtores.  “Temos feito um ótimo trabalho aqui na propriedade, com o auxílio do técnico de campo Humberto Baungartem. A qualidade do nosso produto melhorou 100%. Só essa semana colhi duas vezes, foram quase 800 caixas. Também tivemos uma economia de 50% só em mão de obra nessa colheita por fazermos o cultivo suspenso”, contou Sidney.

 

Técnicas de cultivo, manejo e conservação fizeram parte do conteúdo

A programação contou com uma apresentação de benchmarking do ATeG e uma imersão na cadeia do morango, com o consultor agrônomo Ronaldo Herculano, que apresentou formas eficientes de cultivar o morango, além de formas de apresentação do produto ao consumidor final, mercado atingido e projeção dos cenários para os próximos anos. Um dos organizadores do evento foi o técnico de campo do ATeG, Humberto Baungartem, ele se sentiu satisfeito com o resultado. “Foi um trabalho de bastante preparação. Tivemos muito apoio que conseguimos transformar nesse grande evento. Superamos nossas expectativas mais otimistas de público e conteúdo. Trouxemos o melhor consultor de cultivo de morango do país, para apresentar ótimas informações para essas pessoas”.

Julimeire Santos produz morango há menos de ano e saiu de Santos Dumont para aprender novas técnicas de cultivo. “Eu trabalho com hortaliças e esse ano entrei no morango. Ele tem um valor bem melhor de venda que as hortaliças e tenho interesse em vender para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) na minha cidade”, afirmou.

 

Organização ressalta bons resultados

“Cumprimos nosso papel, que é estar junto ao produtor, levando conhecimento e modificando a qualidade de vida dele”, afirmou Emerson Simão, gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora. “Pudemos ver muita tecnologia colocada em prática, muitas inovações e resultados. Esse é um evento que traz pessoas de outras localidades e com experiências diversas, que ajudam na troca de informações sobre a produção na cadeia do morango”, completou.

 

Fonte: Sistema Faemg.

Leia também:

SINE BARBACENA COM VAGAS PARA AUXILIAR DE ESCRITÓRIO E AUXILIAR DE LIMPEZA: CONFIRA OUTRAS VAGAS!