Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Produtores rurais de várias cidades da região realizaram protesto na manhã desta quarta-feira (15) em Barbacena, contra a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional 287, a PEC da reforma da previdência, que foi apresentada pelo Governo Federal no final de 2016 e é analisada por uma comissão do Senado há uma semana.

A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbacena e de Santa Bárbara do Tugúrio, e teve início com o fechamento de uma das pista da BR o4o. A Polícia Rodoviária Federal compareceu ao local, para garantir a segurança e o direto dos manifestantes. Em seguida, os manifestantes percorreram as principais ruas de acesso ao centro de Barbacena, com cartazes, faixas e bandeiras do movimento  contra á PEC,  A manifestação transcorreu de forma pacífica encerrando com ato público em frente à unidade  do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A reforma da previdência prevê mudanças na idade de aposentadoria e no tempo de contribuição do INSS. Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Minas Gerais (Fetaemg), o protesto se concentra no impacto das novas regras na aposentadoria rural, caso sejam aprovadas.

Além da mudança na idade da aposentadoria, os trabalhadores rurais terão que contribuir com o INSS por 25 anos, no mínimo, ao invés de contribuir com um percentual sobre a produção.

A expectativa de vida dos trabalhadores rurais é menor do que 65 anos, com a aprovação da PEC, muitos deles nunca irão se aposentar, comentou um dos manifestantes que conduzia a manifestação no centro de Barbacena.

Fotos: Januário Basílio