Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Professora de artes barbacenense confecciona painel ilustrativo sobre São Sebastião

Confecção do painel atendeu pedido do Pároco, Cônego Luiz Carlos, da Paróquia de São Sebastião

A barbacenense Cecília Alves do Carmo de Oliveira, devota há mais de 38 anos na paróquia de São Sebastião e professora de artes e pintura desde 1995, produziu uma tela temática para homenagear o Santo “padroeiro contra a peste, a fome e a guerra”, exposta no interior da igreja durante a programação da festa em Barbacena.

Segundo Cecília, o projeto de confecção da tela para ser exposta durante às festividades de São Sebastião atendeu um pedido foi realizada em atendimento ao pedido do Pároco Cônego Luiz Carlos Carneiro, qual supervisionou todo o processo de início e conclusão do projeto.

Ainda segundo Cecília, para idealizar o projeto a artista utilizou “tecido de algodão cru” devidamente preparado com o selamento do tecido, e em seguida foi realizado a imprimação. Com a imprimação totalmente seca, iniciou-se o desenho com esboço sendo realizado à mão livre utilizando lápis grafite 6B. Por fim, na execução da pintura foi utilizado tinta uma tinta acrílica.

“A confecção do painel foi idealizado para termos mais presentes na vida da nossa paróquia a história e vida do nosso padroeiro São Sebastião. O painel retrata o cenário onde São Sebastião sofreu seu primeiro martírio das flechas. E é lógico que tudo isso tem sua importância educativa e religiosa na vida da nossa comunidade paroquial. Agradeço a todos pelo empenho e dedicação, em especial a artista e devota Cecília que, a meu pedido, confeccionou esta tela com generosidade e gratuidade” comentou Cônego Luiz.

foto-03

“Este painel foi idealizado, estudado e planejado pelo Cônego Luiz Carlos Carneiro, Pároco da Paróquia de São Sebastião. Tendo como referência uma obra do Século XV, do artista português Vasco Fernandes, sobre o título intitulado “Martírio de São Sebastião”. O Cônego fez uma leitura dessa obra, adaptando para que a imagem de São Sebastião, localizada no interior da igreja matriz, se integralizasse visivelmente no contexto do cenário. E nós a executamos, em prazo recorde e com muita determinação e confiança”, explanou a devota.

foto-04

 

Analise dos elementos que compõem o cenário:

Painel inspirado (releitura) na obra do Sec. XV: “O Martírio de São Sebastião”, do artista português, Vasco Fernandes – mais conhecido como Grão Vasco.

Ao canto superior esquerdo, no céu azul ponteado de nuvens brancas, vemos um anjo planante.  Ele tem um manto que o cobre totalmente, de cor alaranjada, cor da confiança, da fé e da constância. Este anjo traz consigo em uma das mãos, uma palma (mais precisamente uma folha de tamareira), atributo dos santos mártires.   O azul do céu é a bondade, lealdade, glória e caridade.

foto-01

No fundo à direita, entre arquiteturas de formas bem definidas, vemos um caminho que leva, possivelmente, à cidade, onde se encontra um grupo de pessoas a conversar.

No grupo dos arqueiros, vemos o momento em que alguns estão a disparar as flechas (setas) contra São Sebastião e outro encontra-se a armar sua balestra (besta) e sua aljava com as flechas, caídas no chão.  Um outro carrasco tem nas mãos uma corda para fixar o corpo do santo, ressaltando a crueldade da cena.

No canto inferior direito, as tamancas, um a faca o boné e as vestes de São Sebastião, espalhadas com negligência pelo chão, como símbolo de abandono da vida terrestre repleta de injustiça.

Projeto-planejamento, implantação e supervisão geral: Cônego Luiz Carlos Carneiro, Pároco da Paróquia de São Sebastião. Execução:  Cecília Alves

foto-02

Fotos; Januário Basílio.

Leia também:

PARÓQUIA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM BARBACENA