Rivelli + – Banner Grande
Ativo – CEDplan

Projeto Cultura e Cidadania realiza mostra de trabalhos em Carandaí

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Encerramento do projeto contará com apresentações dos alunos das oficinas de dança e Teatro, além de exposição dos trabalhos da oficina de artesanato

Programação gratuita também conta com exibição do filme Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro e do espetáculo teatral Abena

O projeto Cultura e Cidadania em Carandaí, que ao longo do ano promoveu oficinas culturais na cidade, chega ao fim com apresentações dos alunos das oficinas de teatro e dança, além de exposição das alunas da oficina de artesanato. As atividades são gratuitas e abertas ao público e ocorrerão nos dias 5 e 6 de dezembro, com o objetivo de mostrar o trabalho realizado pelos alunos e professores durante o ano. O público poderá conhecer os resultados das oficinas que deram origem a apresentações de dança e teatro, além dos produtos artesanais de macramê, pintura em tecido e reciclagem. A programação também leva para Carandaí o filme Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro e o espetáculo teatral Abena, da Cia Bando, de Belo Horizonte.

Com a premissa de promover a cultura, de forma contínua e descentralizada, o projeto Cultura & Cidadania investe no papel da arte não só como entretenimento, mas enquanto processo educacional de transformação social. “Ao longo deste ano, vimos crianças, jovens e adultos não apenas desenvolverem habilidades artísticas, mas também crescerem como cidadãos, capazes de enxergar o valor da cultura em suas histórias e na cidade” explica Daniel Vitral, idealizador e coordenador do projeto. “Este encerramento é uma celebração do esforço coletivo de alunos, professores e todos os envolvidos, e da alegria em compartilhar com a comunidade o talento e a dedicação de cada participante”, complementa.

O primeiro dia de atividades, quinta-feira, 5 de dezembro, será na Escola Municipal Deputado Sebastião Patrus de Sousa, a partir das 18h. A programação conta com a apresentação dos alunos da Oficina “Jogos Teatrais e Composição de Cenas”, orientada pelo professor Zilvan Lima, e da Oficina “Corpo que brinca, Corpo que dança”, coordenada pela professora Luciana Rodrigues.

“Crianças e adolescentes aprenderam a estar em cena e, assim, exercitaram seu estar no mundo. Aprendendo as dinâmicas do jogo de cena, aprenderam também sobre o jogo da vida. Eu tenho muito prazer em fazer parte dessas descobertas”, conta o professor Zilvan Lima.  Seguindo o intuito do projeto, as oficinas transformaram brincadeira em aprendizado, desenvolvendo o lado artístico e social das crianças, como explica Zilvan. “O projeto Cultura e Cidadania oferece a criança e adolescentes esse instante onde a ludicidade enche de cores a vida e preenche o sujeito com as habilidades e capacidade cognitiva que ela pode ensinar. Teatro a gente aprende brincando e com muita brincadeira aprendemos a respeitar o próximo, a disciplina de atuação, a trabalhar em equipe, a acolher e ser acolhido”.

Além da mostra dos alunos, haverá exposição dos trabalhos produzidos na oficina de Artesanato – Macramê, Pintura em Tecido e Reciclagem ministrada ao longo do ano. Após as apresentações culturais, às 19h, será exibido o filme Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro. A animação conta a história de Jack, um chef destemido que viaja pelo mundo em busca de especiarias para suas receitas, e sua participação na maior competição gastronômica do planeta. O filme, com classificação indicativa livre, tem duração de 80 minutos.

No dia 6 de dezembro, sexta-feira, as atividades continuam na Escola Estadual Gentil Pereira Lima, no distrito de Pedra do Sino, a partir das 15h. O destaque do dia será a apresentação dos alunos da oficina de teatro “As Cenas das Infâncias”, também orientada pelo professor Zilvan Lima. Em seguida, às 15h30, o público poderá assistir ao espetáculo Abena, da Cia Bando. A peça narra a história de Abena, uma princesa africana que, apesar de ser cortejada por muitos pretendentes, já tem seu coração comprometido. Com classificação livre, o espetáculo tem duração de 60 minutos.

Com informações: Cultura e Cidadania Circula.

 
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Ativo – CEDplan
Rivelli + – Banner Grande
Fale com o Vertentes