Encerramento do projeto contará com apresentações dos alunos das oficinas de dança e Teatro, além de exposição dos trabalhos da oficina de artesanato
Programação gratuita também conta com exibição do filme Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro e do espetáculo teatral Abena
O projeto Cultura e Cidadania em Carandaí, que ao longo do ano promoveu oficinas culturais na cidade, chega ao fim com apresentações dos alunos das oficinas de teatro e dança, além de exposição das alunas da oficina de artesanato. As atividades são gratuitas e abertas ao público e ocorrerão nos dias 5 e 6 de dezembro, com o objetivo de mostrar o trabalho realizado pelos alunos e professores durante o ano. O público poderá conhecer os resultados das oficinas que deram origem a apresentações de dança e teatro, além dos produtos artesanais de macramê, pintura em tecido e reciclagem. A programação também leva para Carandaí o filme Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro e o espetáculo teatral Abena, da Cia Bando, de Belo Horizonte.
Com a premissa de promover a cultura, de forma contínua e descentralizada, o projeto Cultura & Cidadania investe no papel da arte não só como entretenimento, mas enquanto processo educacional de transformação social. “Ao longo deste ano, vimos crianças, jovens e adultos não apenas desenvolverem habilidades artísticas, mas também crescerem como cidadãos, capazes de enxergar o valor da cultura em suas histórias e na cidade” explica Daniel Vitral, idealizador e coordenador do projeto. “Este encerramento é uma celebração do esforço coletivo de alunos, professores e todos os envolvidos, e da alegria em compartilhar com a comunidade o talento e a dedicação de cada participante”, complementa.
O primeiro dia de atividades, quinta-feira, 5 de dezembro, será na Escola Municipal Deputado Sebastião Patrus de Sousa, a partir das 18h. A programação conta com a apresentação dos alunos da Oficina “Jogos Teatrais e Composição de Cenas”, orientada pelo professor Zilvan Lima, e da Oficina “Corpo que brinca, Corpo que dança”, coordenada pela professora Luciana Rodrigues.
“Crianças e adolescentes aprenderam a estar em cena e, assim, exercitaram seu estar no mundo. Aprendendo as dinâmicas do jogo de cena, aprenderam também sobre o jogo da vida. Eu tenho muito prazer em fazer parte dessas descobertas”, conta o professor Zilvan Lima. Seguindo o intuito do projeto, as oficinas transformaram brincadeira em aprendizado, desenvolvendo o lado artístico e social das crianças, como explica Zilvan. “O projeto Cultura e Cidadania oferece a criança e adolescentes esse instante onde a ludicidade enche de cores a vida e preenche o sujeito com as habilidades e capacidade cognitiva que ela pode ensinar. Teatro a gente aprende brincando e com muita brincadeira aprendemos a respeitar o próximo, a disciplina de atuação, a trabalhar em equipe, a acolher e ser acolhido”.
Além da mostra dos alunos, haverá exposição dos trabalhos produzidos na oficina de Artesanato – Macramê, Pintura em Tecido e Reciclagem ministrada ao longo do ano. Após as apresentações culturais, às 19h, será exibido o filme Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro. A animação conta a história de Jack, um chef destemido que viaja pelo mundo em busca de especiarias para suas receitas, e sua participação na maior competição gastronômica do planeta. O filme, com classificação indicativa livre, tem duração de 80 minutos.
No dia 6 de dezembro, sexta-feira, as atividades continuam na Escola Estadual Gentil Pereira Lima, no distrito de Pedra do Sino, a partir das 15h. O destaque do dia será a apresentação dos alunos da oficina de teatro “As Cenas das Infâncias”, também orientada pelo professor Zilvan Lima. Em seguida, às 15h30, o público poderá assistir ao espetáculo Abena, da Cia Bando. A peça narra a história de Abena, uma princesa africana que, apesar de ser cortejada por muitos pretendentes, já tem seu coração comprometido. Com classificação livre, o espetáculo tem duração de 60 minutos.
Com informações: Cultura e Cidadania Circula.