Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Cultura.

Projeto Visita Guiada ao Patrimônio Cultural trabalha identidade, memória e patrimônio em pleno centro da cidade

Identidade, memória e patrimônio. Estes são os três temas principais abordados pelo projeto “Visita Guiada ao Patrimônio Cultural de Barbacena”, um roteiro pela região central da cidade em que a cultura e a história servem de referência. Criado em 2009, o projeto já realizou mais de 110 visitas com estudantes de Barbacena e profissionais de várias áreas. Aprovado pelo edital 2015 do Fundo Estadual de Cultura/MG, que destinou recursos para a sua realização neste ano de 2016, a iniciativa é da Associação Cultural Sétimo Degrau, que já foi reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.

“O projeto realmente já se transformou numa referência cultural da cidade, inclusive no setor turístico, pois estamos sendo procurados para realizar o roteiro com visitantes. Só neste primeiro semestre, dentro do projeto, já fizemos dezesseis visitas com estudantes das escolas estaduais Adelaide Bias Fortes, Pio XI, Bias Fortes, com o IF Sudeste, São Miguel Arcanjo e com participantes das oficinas terapêuticas do Centro Social do CHPB/Fhemig”, disse o arquiteto Sérgio Cardoso Ayres, coordenador do projeto. No mês de julho já está agendado um roteiro com o Instituto Olhar Down.  “O projeto está preparado para qualquer público, idade, classe social ou nível intelectual. Ele fomenta um novo olhar sobre a cidade, uma forma mais alegre e interessante de conhecer Barbacena, sua história, sua cultura e sua urbanidade”, explica Ayres.

Contando este ano com a confecção de camisetas, mais guias culturais e transporte para os estudantes e participantes, o projeto já se consolidou como um atrativo cultural da cidade. “As pessoas param para perguntar o que estamos fazendo. Chega até mesmo a ser engraçado e motivo de orgulho para todos nós revelar nossa história através de um passeio pela rua quinze e praças desta região com brincadeiras, olhando a arquitetura e nossos bens patrimoniais”, completa o arquiteto. O projeto também visita o Museu Municipal, onde o coordenador do espaço cultural, o professor Jorge Arnaldo, fala sobre o passado da cidade. “Esta é uma chance cultural para quem não conhece a nossa história percorrer o museu com a perspectiva de que o passado e o presente se misturam”, disse o historiador, ressaltando que “conhecimento faz parte da cidadania”.

Texto/Informações: Sérgio Ayres

Fotografia: Januário Basílio