Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Quatro homens são detidos por manterem pássaros da fauna silvestre em cativeiro

Quatro pessoas foram detidas pela Polícia Militar de Meio Ambiente por associação criminosa em manter e maus-tratos, por manter 32 pássaros da fauna silvestre e cativeiro e sem a licença dos órgãos ambientais competentes, no município de São Vicente de Minas.

De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, a ocorrência teve início na noite de quinta-feira (14) e encerrada na manhã desta sexta-feira (15), onde um veículo VW Golf, oriundo do Estado do Rio de Janeiro, com quatro ocupantes, foi abordado.

Durantes buscas no interior do veículo foram localizados três transportadeiras onde haviam 27 pássaros e uma caixa de papelão contendo 01 pássaro em seu interior, todos da espécie Trinca-Ferro e da fauna silvestre brasileira, sendo que somente um deles estava com anilha de identificação.

Os suspeitos assumiram a responsabilidade pelos pássaros, e afirmaram que capturaram as aves para serem comercializadas no Estado do Rio de Janeiro, pelo valor aproximado de R$ 70 reais.

Diante da situação, foi acionada uma médica veterinária a comparecer ao local para verificar o estado de saúde das aves e se elas estariam aptas a serem soltas na natureza, sendo constatado que dos 31 pássaros, 29 deles estavam aptos a serem soltos, um veio a óbito e o outro foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres ((CETAS), em Juiz de Fora. Além disso, foi constatado que as aves apresentavam sinais de maus-tratos.

Ainda durante às diligências, os policiais constataram irregularidade na anilha de um dos pássaros. Vinte e nove pássaros foram soltos próximo ao local onde o veículo foi abordado.

Ainda de acordo com os policiais ambientais, três transportadeiras e duas gaiolas de madeira foram destruídas, e o veículo VW Golf foi apreendido e removido para um pátio credenciado pelo DETRAN no município de São João del Rei. Já os quatro autores foram presos em flagrantes e conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil em São João del Rei.

Ao todo, foram confeccionados, via digital do Sistema Estadual de Meio Ambiente, quatro autos de infração no valor de 10750 UFEMG/R$ 169.592,00 para cada um dos autores.

Fotos: PM de Meio Ambiente.

Leia também;

MULHER EM SITUAÇÃO DE FORAGIDA DA JUSTIÇA É DETIDA PELA PM NO BAIRRO DINIZ