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O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), publicou no diário oficial Minas Gerais, aviso de audiência pública para exploração, sob o regime de concessão, dos Serviços Complementares de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado de Minas Gerais.

A concessão visa a criação de 70 novas linhas complementares a serem distribuídas em cinco lotes, abrangendo 16 dos 17 Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais. O objetivo é garantir o pleno atendimento do sistema intermunicipal a todos os municípios mineiros.

Na região do Campo das Vertentes, nenhum município será contemplado com as futuras linhas previstas para serem implantadas pelo Governo de Minas. nos próximos meses. Durante anos, Barbacena vem revindicando linhas que poderiam estar atendendo a população da região de forma mais direta sem que tenham que fazer baldeação para ter acessos a  municípios que são de grande importância no intercâmbio comercial ou mesmo, na busca por diversos outros serviços. A exemplo disso, podemos ilustrar  os problemas enfrentados pela população local para se chegar até  as cidades de Viçosa, na Zona da Mata, e em Pouso Alegre, na região Sul de Minas. Atualmente, para chegar até Viçosa, é necessário seguir de ônibus até a cidade de Ubá, e só depois seguir em um outro coletivo até o destino final.  Problemas semelhantes enfrentam quem precisa  chegar á Pouso Alegre ou  Varginha no sul de Minas. Neste caso, ou o usuário do  transporte coletivo segue em um ônibus com linha regularizada até a cidade de Lavras e de lá, seguir em um outro veículos até os destinos mencionados, ou então, teria que utilizar uma linha que é interestadual, que liga Barbacena á São Paulo ou á Campinas, desembarcar em Três Corações ou em Pouso Alegre, para depois seguir em outro veículo até Varginha ou para outras cidades do Sul de Minas, o problema nesta situação é que  o passageiro pagaria pelo preço do valor de destino final da linhas, ou seja, pagaria pelo preço de uma passagem até São Paulo ou Campinas, mesmo que o desembarque aconteça em território mineiro e antes do destino final.

Já na região do Alto Paraopeba, a linha prevista para ser implantada seria a que liga as cidades de Belo Vale  á Moeda, totalizando pouco de 18 km entre as duas cidades.

Na  Zona da Mata, a previsão de uma linha ligando Juiz de Fora ao Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, no município de Goianá, permitirá o acesso de forma mais tranquila e segura, de diversas moradores da região, inclusive a classe empresarial da região,  ao aeroporto, sem que tenha necessariamente  utilizar  de veículos particulares.

Foto/Arquivo: Januário Basílio.