Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Diversas prefeituras mineiras estão se reunindo ao longo desta semana por meio das Associações Microrregionais, para traçar metas contra a atual postura adotada pelo Governador de Minas, Fernando Pimentel, referente a retenção nos repasses de verbas para os municípios provenientes do transporte escolar, IPVA, ICMS e na área da Saúde.

Preocupada com as situações financeira pelas quais passam diversas prefeituras mineiras, a Associação Mineira de Municípios (AMM) está convocando os gestores municipais para participarem no dia 02 de fevereiro, na Cidade Administrativa, do “Encontro dos Prefeitos Mineiros”. Na pauta, debates visando buscar entendimentos para minimizar os problemas desencadeados em virtude da retensão de recursos pelo Estado, que já deveriam ter sido liberados paras as prefeituras. A expectativa da Associação Mineira de Municípios, é de aproximadamente 500 prefeitos mineiros estejam presentes no encontro.

Em Barbacena:

Segundo matéria publicada nesta quarta-feira (24) no site oficial da Prefeitura de Barbacena referente a retenção dos repasses pelo Governo de Minas, o confisco de receitas poderá comprometer o pagamento dos servidores do município de Barbacena, previsto para acontecer no próximo quinto dia útil de fevereiro, já o tendo feito em relação à programação financeira atinente aos “Restos a Pagar” do exercício de 2018, uma vez que a aludida programação financeira foi feita em conformidade com as perspectivas da realização da receita na forma da lei.

Congonhas:

Na Cidade dos Profetas, a Prefeitura de Congonhas, também já sinaliza para os efeitos causados com a retenção dos repasses financeiros pelo Estado. Na principal unidade hospitalar do município, o Hospital Bom Jesus, funcionários da unidade do Corpo Clínico já estão programando uma paralisação devido aos atrasos nos pagamentos dos servidores da unidade. Segundo esclareceu a Prefeitura, os atrasos são apenas um dos reflexos causados pela falta dos repasses que insistentemente vem ocorrendo por parte do Governador Fernando Pimentel.

Sul de Minas:

Mais de 40 prefeitos da região Sul do Estado, estiveram reunidos hoje (24) em Pouso Alegre para discutir sobre as retenções dos recursos e traçar novas metodologias para evitar o colapiso  financeiro das prefeituras da região. Temendo enfrentar sérios problemas com a falta de recursos, muitos prefeitos foram unânimes em apontarem como setores que mais sentirão  os reflexos do “autoritarismo” praticado por Pimentel, áreas como a da saúde e educação, isso sem falar em possíveis atrasos com o funcionalismo municipal, e caso nada seja feito de imediato para que os recursos em que os municípios tem de direitos garantidos por Lei a receber do Estado, as situação tende-se a agravar nos próximos dias, comentou um dos prefeitos participantes.

Foto: Januário Basílio.