Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Secretaria de Estado de Saúde confirma três casos de sarampo em JF

As informações divulgadas anteriormente pela Prefeitura de Juiz de Fora, que ainda não constavam nas publicações da Secretaria de Estado de Saúde, agora aparecem.

Os três casos confirmados de sarampo em Juiz de Fora, que haviam sido divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, apareceram no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desta quinta-feira (19).

Na última publicação, feita na semana passada, o Estado havia divulgado apenas uma confirmação da doença na cidade. Confira abaixo a situação de casos suspeitos na Zona da Mata e Campo das Vertentes.

Em Minas Gerais, o total de casos confirmados da doença chegou a 26, sendo eles nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Uberlândia, Itaúna, Pedralva e Unaí.

Além dos três casos confirmados, Juiz de Fora conta ainda com seis casos em investigação.

 

Casos suspeitos na Zona da Mata e Campo das Vertentes

Até o momento, foram registrados casos suspeitos em Viçosa, Além Paraíba e Mercês, sendo que neste último, o paciente estava internado em Barbacena, mas recebeu alta médica. Eles foram notificados pelas secretarias municipais e não constam no boletim epidemiológico.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que o caso de sarampo de um bebê de 9 meses em Viçosa  ainda aguarda confirmação laboratorial.

O caso seguia no boletim divulgado em 4 de setembro, como “muito provavelmente confirmado”. A SES-MG informou que não irá mais adotar essa notificação e apenas irá comentar os casos confirmados. A Prefeitura de Viçosa chegou a confirmar a doença em 8 de agosto, mas voltou atrás e informou que o caso ainda seguia sob suspeita.

Em Além Paraíba, um caso de um adolescente com suspeita da doença havia sido informado pela Prefeitura e notificado à Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina em 26 de agosto. Na semana passada, a Prefeitura divulgou que há um segundo caso suspeito de sarampo na cidade.

No dia 30 de agosto, as Regionais de Juiz de Fora, Leopoldina, Barbacena, São João del Rei e Ubá registraram notificações junto à SES de casos suspeitos de sarampo.

 

Vacinação intensificada

As prefeituras de cidades da Zona da Mata e Vertentes intensificaram a vacinação contra o sarampo. A medida foi adotada após o Ministério da Saúde recomendar que crianças com idade entre 6 e 11 meses recebessem a vacina tríplice viral.

A decisão de realizar a imunização fora da faixa etária regularmente prevista no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma medida preventiva adotada em decorrência dos casos da doença registrados no país.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a vacinação dos menores de 1 ano não substitui as aplicações previstas quando a criança completa as idades estipuladas no âmbito do PNI, que são de 12 e 15 meses, respectivamente.

 

Sarampo em Minas

Conforme informações da SES-MG, foram notificados 738 casos suspeitos de sarampo em 2019 provenientes de 148 municípios no estado de Minas Gerais.

27,8% (205) foram descartados;

69,7% (288) estão sob investigação;

3,5% (26) casos foram confirmados.

 

Saiba sobre a doença

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância.

A doença começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares.

Atualmente, o país enfrenta surto de sarampo em São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.

 

Veja quem deve se vacinar contra o sarampo

Antes considerado um país livre do sarampo, o Brasil perdeu o certificado de eliminação da doença concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em fevereiro deste ano, após registrar mais de 10 mil casos em 2018.

Fonte: G1 Zona da Mata/Foto: Reprodução.

Leia também:

REGIONAL DE SAÚDE DE BARBACENA PROMOVE REUNIÃO SOBRE ENFRENTAMENTO DE DOENÇAS