Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

SES-MG  contempla hospitais de Barbacena e região com ‘kits intubação’ 

Nova remessa dos medicamentos do kit intubação estão sendo enviadas a 78 hospitais do Estado

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) envia para 78  unidades hospitalares, em 68 municípios, 39.715 unidades de fentanila, remifentanila, cisatracúrio e atracúrio. Os insumos são direcionados a instituições que se encontram com níveis de disponibilidade dos medicamentos considerados críticos.

Os itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19, sendo que o fentanil foi adquirido pelo Governo de Minas e, os demais, pela União. Esta remessa vem sendo disponibilizada desde 2/6.  Os sedativos são suficientes para cobertura de quatro a sete dias.

Em algumas unidades de saúde do Estado chegou a ocorrer este ano a suspensão de procedimentos cirúrgicos e internações por falta de remédios para tratamento contra a covid-19, como aconteceu há alguns dias no Hospital Ibiapaba em Barbacena.

De acordo com a SES-MG, diversas instituição de saúde da macrorregião Centro-Sul estão sendo contempladas com a distribuição de Fentanila. Em Barbacena, o Instituto Maternidade Assistência à Infância e Policlínica (IMAIP), está previsto para receber: 6 Frasco de 10 m e 350 Frasco de 10 ml – fator 50. Além de Barbacena, unidades de saúde de Congonhas e Conselheiro Lafaiete estão entres os municípios a serem contemplados com o kit intubação ( Clique aqui e acessa a lista completa).

 

Monitoramento

A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz o levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares.

Também é monitorado o abastecimento de fármacos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.

O monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.

Confira a relação de medicamentos:

-Fentanila: 21.350

-Remifentanila: 3.815

-Cisatracúrio: 8.300

-Atracúrio: 6.250

Total: 39.715

Fonte: Agência Brasil/foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

SAÚDE DE BARBACENA REGISTRA 7 ÓBITOS POR COVID-19, SENDO 2 RESIDENTES NO MUNICÍPIO