Pesquisar
Close this search box.

SOLENIDADE MILITAR CELEBRA 74 ANOS DE CRIAÇÃO DA EPCAR, EM BARBACENA

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

SOLENIDADE MILITAR CELEBRA 74 ANOS DE CRIAÇÃO DA EPCAR, EM BARBACENA

 Desde o ano de 1949, a Escola mantém sua missão de preparar o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), foi criada no ano de 1949, primeiramente, como Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Em 21 de maio de 1950, o curso foi transformado na Escola que, desde então, já matriculou mais de dezoito mil jovens no CPCAR. Para celebrar os 74 anos de sua criação, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (19/05), a solenidade militar alusiva a data, no pátio de formaturas da Escola. Presidida pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, a cerimônia contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros, Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) entre os anos de 2005 e 2020, e Comandante da EPCAR entre os anos de 1996 e 1998, do Tenente-Brigadeiro do Ar José Américo dos Santos, Ministro do STM entre 2008 e 2015, do Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, além de autoridades da Força Aérea Brasileira (FAB) e de instituições civis e militares da cidade e região. Na oportunidade, 24 militares foram agraciados com a Medalha Militar de Tempo de Serviço.

Durante o seu discurso realizado na cerimônia militar, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro Daniel, destacou os grandes avanços implementados na escola durante toda a sua existência, seja em âmbito administrativo ou de infraestrutura, a transformando numa instituição de referência no ensino, sempre pautada nos valores que a norteiam, permanecendo inarredáveis nos objetivos de ajudar na construção de uma Força Aérea moderna, de grande capacidade dissuasória, e constantemente alinhada com as orientações emanadas pela Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS). “Neste instante, sugiro a todos que reflitam sobre o muito que foi realizado nesses setenta e quatro anos de existência da Nascente do Poder Aéreo, coroada de glórias e sucessos sem medida. Não poderia deixar de ressaltar, enaltecer e, principalmente, agradecer aos que nos antecederam. Tenho plena convicção de que nada poderia ser feito sem o espírito de corpo que reina entre nós. Essa harmonia de ações entre todos os setores de nossa Escola a possibilita crescer e realizar, numa demonstração inconteste de sincronia e consonância, uma integração poucas vezes vista”, discursou o oficial-general, enaltecendo o trabalho dedicado de todos os integrantes do efetivo.

“Estou muito feliz por poder participar de uma celebração tão importante. Na condição de Diretor de Ensino, tenho acompanhado, desde quando assumi a função, em particular com o Comandante da Escola, o nosso objetivo estratégico perene que é a modernização do ensino. É um processo que não é a curto prazo, ele é a médio e longo prazo, e qualquer mudança no ensino tem um impacto muito grande nos anos vindouros, mas eu tenho certeza de que estamos no caminho certo. Aqui é a semente de consolidar os valores e as condutas que fazem a Força Aérea ter essa missão tão nobre. Estou muito emocionado por estar na condição de Diretor de Ensino e presenciar isso tudo, sempre visando a perenidade de nossa instituição”, disse o Major-Brigadeiro Sérgio Bastos, ao término da solenidade, deixando, também, uma mensagem a todo o efetivo da EPCAR. “O sucesso do comando de uma instituição é fruto do trabalho em equipe. Temos desde o soldado, até o brigadeiro, que a gente percebe muito claramente essa sinergia que existe aqui, voltada sempre para o cumprimento da missão. Quero parabenizar ao efetivo por esta sinergia, por esta união, pela dedicação, profissionalismo e, por ser uma data tão especial, temos que celebrar porque tem muito suor de todos para que este momento esteja acontecendo hoje”, finalizou.

O Tenente-Brigadeiro William iniciou sua carreira militar em Barbacena, no ano de 1961, quando ingressou como aluno da Escola. Entre os anos de 1996 e 1998, a comandou. Encerrou sua vida profissional como Ministro do Superior Tribunal Militar. Ele esteve presente nas comemorações do septuagésimo quarto aniversário de criação da Escola, acompanhado por integrantes de sua turma de ingresso na EPCAR, e diante a experiência profissional vivida, o militar destacou a grande importância da existência da Escola, para a formação dos futuros líderes da Força Aérea Brasileira e para a entrega de cidadãos para o Brasil e para o mundo. Ele também falou sobre o sentimento em voltar ao local onde iniciou sua trajetória. “A importância da EPCAR é fundamental para a formação dos oficiais aviadores da Força Aérea Brasileira. Eu diria que voltar a Barbacena é sempre importante e muito especial. Estive aqui nas comemorações dos setenta anos, e espero voltar no ano que vem, quando a Escola completará seus 75 anos de criação. Desejo a todo o efetivo da EPCAR que procurem criar um ambiente familiar dentro dos parâmetros normais, que procurem obedecer aos seus superiores hierárquicos, observem a hierarquia, a disciplina, que tenham uma religião que possam se espelhar nas boas orientações, busquem saúde, aumentem o cabedal cultural, se aprimorem nas leituras e sejam muito felizes! Tirando isso, que tenham muita compreensão, paciência e resignação com os desígnios da vida”, concluiu o oficial-general, maior autoridade presente na cerimônia.

A emocionante solenidade contou com a presença da Guarda de Honra da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, composta por grupamentos de todo o efetivo militar da Escola. Durante a cerimônia, foi cantada a canção da Escola, houve a imposição da Medalha Militar a 24 militares, os esquadrões que compõem o CPCAR entoaram seus gritos de guerra em homenagem à data e, finalizando, aconteceu o desfile militar que, emocionando os presentes, contou com um grupamento composto por ex-alunos e ex-integrantes da EPCAR, formado exclusivamente para este momento.

Palestra e Banda de Música

Na noite anterior (18/05), no auditório Brigadeiro Eduardo Gomes, todo o efetivo militar e civil da Escola Preparatória de Cadetes do Ar acompanhou a explanação do Tenente-Brigadeiro William de Oliveira Barros sobre o tema “Justiça Militar da União”. O palestrante apresentou aos presentes vários aspectos da justiça militar, sob o olhar de seus treze anos de experiência como Ministro do STM.

Na sequência da palestra e abrindo as comemorações alusivas ao aniversário da EPCAR, o público presente se emocionou e aplaudiu, de pé, a belíssima apresentação da Banda de Música da EPCAR, que contou com participações especiais de integrantes do efetivo da Escola e de familiares dos componentes da banda, interpretando grandes sucessos nacionais e internacionais.

Fonte: Seção de Comunicação Social-EPCAR.

 

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Contabilidade São Mateus
Collegiati – Construtora
Net Rosas Banner Grande
Rivelli + – Banner Grande