Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

SRS-Barbacena realiza oficina sobre os Planos de Contingência para Arboviroses

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena promoveu na última quarta-feira (14/10), uma oficina, por videoconferência, com representantes das áreas de vigilância, mobilização, atenção primária, farmácia e assistência dos municípios sobre os Planos Municipais de Contingência para Arboviroses-período 2020/2021. Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela.

Conforme preconiza o plano estadual, os municípios devem planejar anualmente as estratégias para controle das epidemias cíclicas de dengue e demais doenças virais transmitidas pelo Aedes aegypti no estado. Os planos englobam ações em âmbito intersetorial, abrangendo aspectos relacionados à vigilância em saúde, controle vetorial, assistência ao paciente, gestão, mobilização e comunicação social. Especificamente, os planos incluem como eixos: informações e planejamentos para rede assistencial, atenção primária, vigilância epidemiológica, controle vetorial, comunicação e mobilização social, serviços laboratoriais, parâmetros de medicamentos e insumos, e ações de todos os eixos envolvidos.

A oficina foi conduzida pelo coordenador de Vigilância em Saúde da SRS Barbacena, Márcio Heitor Stelmo e, também, contou com a participação do coordenador de Atenção Primária e Atenção à Saúde, Renato Soares, e da referência em Assistência Farmacêutica, Tatiana Canêdo. Na ocasião, a referência técnica da Vigilância Epidemiológica da SRS, Ana Cristina dos Santos, também repassou atualizações de vigilância epidemiológica referentes aos exames laboratoriais da covid-19.

Fonte e foto: Priscila Rezende/SRS-Barbacena.

Leia também:

SES-MG RECOMENDA RETOMADA GRADUAL DAS CIRURGIAS E PROCEDIMENTOS ELETIVOS