Na noite de sexta-feira (27/09), a Polícia Militar prendeu um homem de 53 anos em Tiradentes, suspeito de provocar incêndio em local de mata, e por maus-tratos a animais da fauna silvestre em cativeiro na localidade Recanto da Serra, em Tiradentes.
De acordo com relatos do solicitante, 41 anos, o autor foi visto na divisa de sua propriedade ateando fogo, utilizando gasolina numa plantação de bananas em local de mata rasteira com moitas de bambu. A mata estava bastante seca, fazendo o fogo se propagar com mais facilidade, sendo contido pelo proprietário e vizinhos pelo fato da proximidade com as residências.
Devido ao incêndio ocorrido e o grande volume de fumaça, os moradores próximos do local tiveram que sair de suas casas, porém, não foi necessário atendimento médico.
De posse das características do autor, uma equipe PM realizou o rastreamento, e, no decorrer das diligências, recebeu informações de que ele teria entrado em sua residência para se esconder.
Diante dos fatos, policiais entraram na casa e conseguiram localizá-lo. Durante vistoria no imóvel, foram localizadas quatro aves da fauna silvestre brasileira, conhecidas popularmente como Maritacas, as quais aparentavam estar situação de maus-tratos, com escassez de comida e água.
Segundo informou a Polícia Militar, durante a ação não foi possível contato com a polícia ambiental para remoção dos animais e providências pertinentes, tão menos contatos com veterinário, para dar assistência às aves, sendo deixadas aos cuidados de um responsável até que o órgão competente seja contactado, para tomada de medidas cabíveis.
Face ao exposto, foi dada voz de prisão em flagrante ao autor, pelos crimes de incêndio, maus tratos, e manter animais da fauna silvestre em cativeiro sem autorização do órgão competente, sendo conduzido à delegacia de Polícia.
Com informações: 38º BPM.