O Teatro da Pedra promove, de 12 a 15 de setembro, sua Temporada 2024, com teatro, cinema, música, literatura e rodas de conversa sobre “Ancestralidade, religiosidade e identidade negra”, tema desta edição. Todos os espetáculos serão gratuitos.
A abertura, no dia 12/9 (quinta), irá abordar a ancestralidade, com a apresentação de Ọkàn, o novo espetáculo infanto-juvenil do Teatro da Pedra, além de um cortejo do grupo de Consciência Negra de Coronel Xavier Chaves (COSNEC). O evento terá início às 19h.
No dia 13/9 (sexta), o evento discute a identidade negra. Começa com uma nova apresentação de Ọkàn, às 19h, seguida de roda de conversa sobre o tema com o pai de santo Orlando Talarico e a atriz Soraia Santos, mediada pela atriz Elis Ferreira.
Às 21h30, ocorrerá o sarau “Maria Firmina dos Reis”, com a atriz e diretora paulistana Lena Roque, responsável pela montagem do espetáculo “Maria Firmina dos Reis, presente!”, sobre a história da primeira negra a publicar um romance no Brasil.
Com programação intensa, o sábado terá roda de conversa, pré-lançamento de filme e espetáculo internacional. Às 15h, o moçambicano Sumalgy Nuro conversa sobre a “Arte e Cultura em Moçambique”.
Já às 19h, acontece a esperada pré-estreia do filme “A Santa”, primeira produção cinematográfica do Teatro da Pedra. O curta-metragem conta a história de Manoelina dos Coqueiros, uma santa milagreira negra que atraía legiões de fiéis para Entre Rios de Minas durante a década de 1930.
Na sequência, terá uma roda de conversa sobre “protagonismo preto” com a atriz Daiane Jaqueline Ribeiro; a guardiã de sementes e presidente da Associação da Agricultura Familiar e Agroecológica (AAFAS) de São João del-Rei, Eliane Oliveira; a atriz Fernanda Nascimento; a atriz e diretora Lena Roque e a líder comunitária Tutuca.
A noite termina com “Ntumbunuko”, uma performance de Sumalgy Nuro. Ntumbunuko significa “identidade” na língua materna do ator. “O espetáculo é uma celebração da diversidade cultural dos povos africanos e histórias de vida contadas em som e movimento”, explica ele.
No domingo, terá a última apresentação de Ọkàn, às 18h. A partir das 19h, é hora do show da banda Soul Charme, que promete transformar qualquer evento em uma verdadeira festa com seu som contagiante e envolvente, com pop, samba rock, soul music, carnaval e influências brasileiras e latinas.
Temporada 2024
A Temporada 2024 é uma realização do Teatro da Pedra, com patrocínio da AMG, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Para reservar ingressos para o filme, para a peça Ọkàn ou para os demais espetáculos, basta acessar a plataforma Sympla no link: https://www.sympla.com.br/temporada-2024—teatro-da-pedra__2628724.

Com informações: Teatro da Pedra/foto (crédito): Vinícius Cruz.

































