O Tiro de Guerra 04-032 de Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas, embarcou numa viagem para Barbacena na manhã desta sexta-feira (09/08), para uma visita técnica à Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).
No início da visita, os atiradores assistiram ao hasteamento da bandeira pelos alunos EPCAR. Logo em seguida, foi realizada uma palestra sobre a história da instituição e sobre as formas de ingresso na Força Aérea Brasileira (FAB).
Ainda no decorrer da visita, os atiradores conheceram as instalações da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), encerrando o dia com lanche fornecido pela instituição aos atiradores.
A coordenação do Tiro do Guerra de Conselheiro Lafaiete ressaltou que a visita técnica representa a união entre as forças e, é uma oportunidade única aos jovens atiradores do TG 04-032. Agradecemos imensamente ao comando da EPCAR por proporcionar esse encontro.
Sobre o Tiro de Guerra
De acordo com a Diretoria de Serviço Militar, o Tiro de Guerra (TG) é um órgão de Formação da Reserva do Exército Brasileiro encarregado de formar cidadãos para compor a reserva mobilizável. Estão localizados em cidades que não possuem quartel e, desta forma, permite ao jovem que completa 18 anos, prestar o serviço militar obrigatório por Lei, sem sair de sua localidade. Os jovens que servem nos TG recebem a denominação de “Atiradores”.
O Tiro de Guerra possui função muito semelhante a dos quartéis convencionais do Exército Brasileiro. Desse modo, atua na formação e na consolidação do civismo e da cidadania dos jovens voluntários. No TG são ministradas diversas instruções militares que permitem aos seus integrantes a preparação básica para se tornarem reservistas. Contudo, esses treinamentos são menos intensos do que os que ocorrem no período básico militar convencional. Outra peculiaridade é relacionada ao tempo de duração do período básico. Enquanto nos demais quartéis o recruta recebe todas as instruções iniciais em três meses, o atirador do TG leva um ano para completá-las. Esse fato ocorre devido à diferença de carga horária que existe entre os Tiros de Guerra e os quartéis convencionais. Enquanto no TG o tempo é de 2 horas por dia, no Serviço Militar convencional o curso acontece em sistema de internato.
Os Atiradores recebem instrução das 06h às 08h da manhã. Desta forma, podem conciliar o serviço militar com seu trabalho e/ou seu estudo.
Por um período de 6 a 10 meses o Atirador participa de atividades específicas das Forças Armadas como: treinamento físico militar, marchas, acampamentos, instruções de armamento e tiro, camuflagem, primeiro socorros, prevenção e combate a incêndio, entre outras.
Além disso, o Atirador ainda participa de diversas atividades cívico-sociais junto à sua comunidade, como campanhas de vacinação, recolhimento e doação de agasalhos etc.
Concluindo, além de propiciar a prestação do Serviço Militar Inicial, o Tiro de Guerra promove junto aos Atiradores, a difusão do civismo, da cidadania e do patriotismo, formando assim, munícipes conscientes dos deveres pátrios.




Com informações: Da Redação/fotos: 31º BPM.

































