Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

TJMG inaugura uso de plataforma para otimizar serviços em comarcas da região

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou nesta quinta-feira (15) o uso da plataforma do Processo Judicial eletrônico (PJe) no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) Pré-processual nas comarcas de Alto Rio Doce, Barroso, Juiz de Fora e Muriaé. Ao todo, 36 municípios foram beneficiados em todo o Estado.

De acordo com o 3º vice-presidente do Tribunal mineiro, desembargador Newton Teixeira Carvalho, o PJe no setor pré-processual do Cejusc irá otimizar os serviços, diminuir o volume de papéis, facilitar a elaboração de dados estatísticos e reduzir a necessidade de deslocamentos de cidadãos que buscam soluções para os conflitos, beneficiando, em especial, os que pertencem às camadas menos favorecidas da sociedade.

Ainda segundo o magistrado, a utilização do sistema se traduzirá em maior qualidade dos serviços prestados ao cidadão e ao advogado. “Será muito importante também porque poderemos interligar essas comarcas. O objetivo é, posteriormente, expandir a medida para toda Minas Gerais”, destacou.

Avanço

Conforme o TJMG, a plataforma do PJe é considerada um avanço para o setor pré-processual dos Cejuscs em especial porque, em grande maioria, esses espaços do Judiciário não contavam com nenhum sistema informatizado de tramitação dos feitos.

A aplicação substituirá o Sistema de Mediação (SIME), nas 11 comarcas que o utilizam, e permitirá a informatização de outros 186 Cejuscs instalados no Estado.

A implantação do PJe seguirá um cronograma definido pela 3ª Vice-Presidência, sendo que na primeira fase serão contemplados 36 Cejuscs que já contam com servidores com dedicação exclusiva e que possuem certificado digital (token), estando aptos a operar o sistema.

As comarcas contempladas com o PJe no Cejusc Pré-processual, nesta primeira fase:

Alto Rio Doce, Barão de Cocais, Barroso, Betim, Caeté, Carmo do Paranaíba, Carmo do Rio Claro, Conceição do Mato Dentro, Contagem, Curvelo, Governador Valadares, Guaxupé, Igarapé, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Janaúba, Jequitinhonha, Juiz de Fora, Malacacheta, Muriaé, Pará de Minas, Paraguaçu, Patos de Minas, Peçanha, Pirapora, Poços de Caldas, Pratápolis, Santa Luzia, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Três Corações, Três Pontas, Uberaba e Uberlândia.

Fonte: G1 Zona da Mata/foto: Cecília Pederzolli/TJMG.

Leia também:

POLÍCIA CIVIL INFORMA NOVO PROCEDIMENTO PARA LIBERAÇÃO DE VEÍCULOS APREENDIDOS