Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

TSE determina novas eleições para prefeito e vice no município de Antônio Carlos

Araci Cristina (PDT), a candidata mais votada no ano passado, teve o registro negado após rejeição de contas em três exercícios financeiros.

O município de Antônio Carlos, no Campo da Vertentes, terá novas eleições para decidir um novo prefeito e vice após determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) . A informação foi divulgada nesta sexta-feira (5) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e a nova data do pleito ainda será marcada.

A situação ocorreu após a candidata mais votada nas Eleições 2020, Araci Cristina (PDT), ter o registro negado após rejeição de contas em três exercícios financeiros.

De acordo com o TRE-MG, Cristina teve contas dos anos de 2005, 2006 e 2012 – quando era prefeita de Antônio Carlos – apreciadas e rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e pela Câmara Municipal, após abertura de créditos suplementares executados sem recursos disponíveis.

Durante o processo, a defesa da candidata recorreu até a terceira instância, no entanto, o último recurso, julgado na quinta-feira (4), foi negado.

Conforme o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto “a abertura de créditos suplementares sem os recursos disponíveis e sem autorização legal configura ato grave e insanável”, ponderou.

A última decisão tomada torna definitiva a anulação de votos obtidos pela chapa da candidata e determina a convocação imediata de novas eleições na cidade. Até que seja realizado o novo pleito, o presidente do Legislativo do município permanece à frente da Administração.

Nas eleições de 2020, Cristina foi eleita no dia 15 de novembro prefeita de Antônio Carlos, na região do Campo das Vertentes, no entanto, a eleição havia ficado como sub judice. Na ocasião, ela teve 45,41% do votos. O pleito no município teve 2,32% de votos brancos, 5,73% nulos e 17,79% abstenções.

Veja o resultado após o fim da apuração das eleições 2020:

-Cristina (PDT) – 45,41%

-Herbert (PTB) – 31,10%

-Moacir do Queijo (MDB) – 22,97%

-Precata (DEM) – 0,53%

Fonte: G1 Zona da Mata/foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

BARBACENA MANIFESTA INTERESSE EM PARTICIPAR DE CONSÓRCIO PARA COMPRA DE VACINAS