Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

UFSJ divulga programação do 33º Inverno Cultural: Evento acontece de 23 a 31 de julho

O evento ocorre entre os dias 23 e 31 de julho, em São João del Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas e neste ano tem como tema o álbum ‘Planeta Fome’, lançado há três anos pela cantora Elza Soares.

A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) divulgou na terça-feira (12) a programação da 33ª edição do Inverno Cultural. O evento ocorre entre os dias 23 e 31 de julho, em São João del Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas e terá como tema o álbum “Planeta Fome”, lançado há três anos pela cantora Elza Soares.

No sábado (23), em São João del Rei, além das aberturas do festival e das exposições, também será realizado cortejo com escolas de samba e terão apresentações de Mimulus Cia. de Dança, Yuri Vieira & Grupo, Tadeu Franco e Felipe Bedetti. Em Ouro Branco, a festa começa no mesmo dia, com espetáculo da Cia. Bem Te Vi.

Ao longo dos nove dias, o Inverno Cultural conta ainda com os mais variados shows musicais e espetáculos cênicos em cartaz. Além disso, esta edição reserva também vivências infantis, com contação de história, lançamento de livros, saraus literários, intervenções urbanas, entre outras atividades. Em breve, também serão divulgadas as oficinas.

A programação completa está disponível no site oficial do Inverno Cultural da UFSJ.

 

‘Planeta Fome’

No último álbum da carreira de Elza Soares e o segundo com repertório totalmente inédito, a cantora faz uma espécie de reatamento com a própria carreira artística, marcada pela denúncia daquilo que a atormentava na vida real.

O coordenador geral do evento e pró-reitor de Extensão da UFSJ, professor Chico Brinati, o tema deste ano traz uma reverência à vida e à obra de Elza Soares.

“É um álbum que aborda temas muito sensíveis à sociedade como, por exemplo, o racismo, a homofobia, a violência contra a mulher, o negacionismo e a fome. Então decidimos homenagear Elza e trazer esses temas pro debate dentro do festival”, complementou.

O título do álbum remete a um episódio específico da cantora e da história da Música Popular Brasileira (MPB). Elza nasceu na Vila Vintém, um dos “bolsões de miséria” da periferia do Rio de Janeiro e morreu em janeiro de 2022.

Fonte: G1 Zona da Mata/foto (ilustrativa): Divulgação.

Leia também:

SEBRAE MINAS ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVA TURMA DO EMPRETEC EM BARBACENA