Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

UFSJ sedia Simpósio Nacional de Comunicação Política em São João del Rei

Jornalistas, professores e políticos fazem parte da programação do II Simpósio Nacional de Comunicação Política

Nesta quarta (dia 9), tem início a programação unificada do II Simpósio Nacional de Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente e do II Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes. Neste ano, a sede é a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Durante três dias (9, 10 e 11), uma série de oficinas, mesas-redondas e apresentações de trabalhos em Grupos Temáticos (GTs) será promovida sobre temas ligados a Comunicação Social, a política. O tema central, neste ano, é “Eleições 2022: a disputa nas ruas e nas redes”.

O diretor-geral do (s) evento (s) e professor da UFSJ, Luiz Ademir de Oliveira, reforça que é muito importante que surjam oportunidades de valorização ao conhecimento científico, às produções acadêmicas e de discussão de questões contemporâneas. “A política está no nosso dia a dia”, comenta.

 

Mesas temáticas

A abertura oficial está programada para ocorrer nesta quarta, a partir de 18h30, no Anfiteatro do Campus Santo Antônio da UFSJ. Nos três dias de programação, neste mesmo horário, estão previstas mesas-redondas com professores, jornalistas e políticos convidados.

Na quarta (dia 9), a pauta é “O panorama das eleições”. No dia seguinte (dia 10), “Expectativas para o novo governo”. Já na sexta (dia 11), a mesa de encerramento será sobre a relação entre “Comunicação, gênero e grupos minorizados”.

Na relação de palestrantes, estão: a jornalista e vereadora de São João del-Rei, Lívia Guimarães; o deputado estadual reeleito, Cristiano Silveira; a vereadora de Belo Horizonte e deputada federal eleita, Duda Salabert; o jornalista e vice-prefeito de Barroso, Eduardo Pinto; a gerente de Jornalismo da Revista AzMina, Joana Suarez; e o marqueteiro de campanhas vitoriosas, Vitor Colares; além dos acadêmicos, Afonso de Albuquerque (da Universidade Federal Fluminense), Antônio Luiz Assunção (da própria UFSJ), Igor Sacramento (Fiocruz) e Paulo Roberto Figueira Leal (Universidade Federal de Juiz de Fora).

 

Oficinas

Durante os dias de atividade, também ocorrerão oficinas ministradas por profissionais com experiência em suas áreas de atuação.

A ideia – segundo explicação do jornalista, publicitário e coordenador do(s) evento(s), Arthur Raposo Gomes – é proporcionar um “momento de aprendizado prático com especialistas em assuntos muito presentes na realidade da Comunicação”.

Entre os temas dessas atividades, estão incluídas, por exemplo, práticas de telejornalismo e fotografia; apontamentos sobre documentário e gênero e mídia e política; a importância da gestão de marca para o marketing; e desenvolvimento de criatividade por zine e dos primeiros passos a escrita.

 

Apresentação de trabalhos e publicação de livro digital

Ainda durante a programação, estão previstas as apresentações de trabalhos científicos que foram submetidos por estudantes e docentes de graduação ou pós-graduação e serão expostos durante sessões dos GTs.

“Existem grupos para pesquisas de diferentes linhas: Comunicação, Gênero e Grupos Minorizados; Comunicação Política e Eleitoral e Campanha Permanente; Estudos Interdisciplinares em Comunicação; Estudos de Linguagem e Comunicação; Comunicação, Saúde e Pandemia de Covid-19; Estudos em Jornalismo; Cultura das Mídias e Ficção Seriada; Trabalhos de pesquisa no âmbito da pós-graduação”, elenca Luiz Ademir, que aponta quanto a diversidade das perspectivas de estudos abordados.

Ele completa, afirmando que “apesar de ser uma programação ‘enxuta’, com apenas três dias, está muito completa. Estamos com boas expectativas para as reflexões feitas a partir das atividades. Será muito bom!”.

 

Sobre a organização

Neste ano, a iniciativa do (s) evento (s) conta com uma parceria entre o Departamento de Comunicação Social (Dcoms) e o Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) da UFSJ com o grupo de pesquisa “Comunicação, Identidade e Cidadania”, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP).

A Comissão Organizadora é formada por docentes da UFSJ, UFJF e UNIP, além de estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) nessas instituições de ensino superior.

Fonte: Divulgação – UFSJ.

Leia também:

FIQUE ATENTO: ENEM COMEÇA NO PRÓXIMO DOMINGO COM PROVA DE REDAÇÃO