Com mais de R$ 46 milhões em investimento de concessionária, obras beneficiam mais de 130 mil pessoas em Conselheiro Lafaiete e região. São Brás do Suaçuí, cidade vizinha, recebeu oficina de manutenção de equipamentos que vai fomentar a economia local
tempo escorria e Carlos Roberto dos Santos esperava. Tanto que ficar uma hora no trânsito, todo dia, aguardando o trem que corta Conselheiro Lafaiete passar, virou costume. O comerciante deu até um suspiro ao antecipar que agora vai poder simplesmente acessar o viaduto Padre Ermano José e seguir dirigindo sem interrupção até chegar em casa. “Acho que vai melhorar muito a mobilidade e não só dentro da cidade. Quem sai no sentido de Belo Horizonte também vai ter a vida mais fácil”, opinou.
O novo viaduto foi entregue junto com a ponte Geraldo Dias Moreira nesta quinta-feira (25), em Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas, após dez meses de trabalho e mais de R$46 milhões de reais investidos pela concessionária MRS. A responsável pela linha férrea conduziu as obras em parceria com a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete para melhorar a segurança ferroviária e o trânsito na região, com a eliminação de duas passagens em nível. O viaduto e a ponte fazem parte do plano de investimentos da MRS para renovação da concessão da empresa, aprovada em julho de 2022. As intervenções rodoviárias realizadas em Conselheiro Lafaiete devem beneficiar cerca de 131 mil pessoas.
O secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, participou da inauguração e mencionou o quanto obras assim mudam a vida de quem vive no local. “Quando uma ferrovia passa por uma cidade, ela traz ganho econômico, mas também alguns problemas que precisam ser resolvidos”, ponderou. “Agora temos uma resolução. Essa obra representa o comprometimento do Governo Federal em investir no setor de ferrovias, garantindo ao mesmo tempo a segurança das pessoas. Isso vai gerar renda, mobilidade urbana e desenvolvimento”, complementou.
Falando de desenvolvimento, o presidente da MRS, Guilherme Segalla de Mello, detalhou em números o efeito da obra. “São dez quilômetros de impacto direto em deslocamento. No horário de pico aqui, são 430 veículos em um sentido, 350 no outro. Ao longo do dia, 4 mil carros passam nesse ponto. Melhoramos a vida de cada um desses condutores e da cidade como um todo, incluindo dos cerca de 120 trabalhadores que fizeram tudo acontecer”, enumerou.
O novo viaduto fará as ligações entre as ruas Antônio Aureliano e Valério Eugênio, o que dará acesso à região central de Conselheiro Lafaiete, bem como a vários bairros do entorno, como Lourdes, Campo Alegre e Santa Efigênia. Outro benefício trazido é uma ligação para saída por Ouro Branco. Já a ponte proporciona acesso direto à rua Barreto com a Antônio Aureliano, dando mais agilidade de locomoção para o centro da cidade e outras ligações. Por fim, a rua Barreto deixa de ser sem saída para fazer parte das alternativas de mobilidade da cidade, favorecendo tanto pedestres quanto veículos.
O secretário também participou da inauguração da oficina de manutenção de equipamentos de via da concessionária MRS em São Brás do Suçuaí, a 32 quilômetros de Conselheiro Lafaiete, também na região Central de Minas. A nova oficina tem como destaque um melhor controle de peças e estoque de componentes para a linha férrea, além de aumentar a capacidade de manutenção em um menor tempo.
A concessionária MRS é uma operadora logística responsável pela administração de 1.643 quilômetros de malha ferroviária que atravessa os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Essas ferrovias conectam cinco regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país e aos maiores portos da região Sudeste, com transporte de produtos diversificados, desde insumos agrícolas a carvão e minério de ferro. De acordo com a concessionária, 20% de tudo que o Brasil exporta e um terço de toda carga transportada por trens no país passam por trilhos da MRS.
Com informações: Ministério dos Transportes/fotos: Saul Carvalho.