ANO NOVO PROBLEMAS ANTIGOS – O QUE ESPERAR DE BARBACENA NO NOVO ANO?

O ano termina mais os desafios continuam ali, em cada esquina que se dobre iremos nos deparar com os velhos e já tradicionais buracos, dos matos que crescem de forma assustadora pelas ruas da nossa cidade, problema este,decorrente de décadas passada. É praticamente inevitável ao iniciarmos um ano e não olhar para um dos principais problemas que assolam a nossa Barbacena, e entra governo e sai governo, eles estão ali, seja nos bairros periféricos ou naqueles localizados na região central.

Ao iniciarmos mais uma ano, criamos a expectativa de que tudo será melhor, da mesma forma acontece quando o tema está relacionado a cidade de Barbacena. ainda mais numa cidade cheia de contrastes e detentora de uma infraestrutura precária, bem aquém de um município que já foi considerado em passado não muito distante, como a “Cidade das Rosas” e também, a “Princesinha do Campo das Vertentes”, por ter uma estrutura de qualidade, com seus jardins impecável, hoje o que deparamos é com uma cidade caótica e de pouca arborização, que investiu-se milhões em “mobilidade urbana” buscando “melhoria e fluidez” do trânsito, sendo que o mesmo continua sendo um caos na vida da população, sem de fato apresentar a melhoria tão almejada pelo nosso povo.

Os desafios que o atual prefeito de Barbacena, Luís Álvaro, tem pela frente são enormes, ainda mais numa cidade onde os investimentos em infraestrutura são realizados de forma paliativas e sem seguir um planejamento específico. E nestas questões de prioridades, os “pepinos” que ele terá pela frente pra “descascar”, são justamente aqueles que fazem parte do sistema viário do município, onde os buracos e o caótico  trânsito, desafiam a paciência da população. E como já disse o próprio Luis Álvaro em suas entrevistas concedida a imprensa local, muitos pontos semafóricos terão que ser revistos, e esperamos ansiosos para que esta atitude seja feita em breve e de forma muito criteriosa para que, em caso de remoção deste sinais para outros cruzamentos da cidade, sejam de fato necessários neste locais. Também é preciso fiscalizar o que tem deixado constantemente  os semáforos do Pontilhão apagados, os quais precisam passar por uma nova sincronização e ajustes, uma vez que motoristas que precisam seguir em direção a Rua José Nogueira  oriundos da Sena Madureira, estão ficando mais tempo parados entre os dois semáforos que existem na região dos Arcos, justamente por não haver sincronizo entre eles, ou seja, quando um sinal abre o outro fecha, o congestionamento fica mais evidente.

Esperamos que as obras de melhorias estruturais cheguem também a um dos mais bairros mais devastado da cidade,resgatando a dignidade e a alta estima dos moradores do Bairro Nova Cidades, abandonado desde a época em que foi construído, em meados da década de 90.

É preciso também dar uma resposta  de forma mais rápida aos moradores das ruas Olga Monteiro Araújo, localizada entre os bairros São Pedro (ex-bairro Passarinhos) e Caiçaras, onde em períodos de chuva, a rua fica alagada devido a existência de um córrego nas proximidades que transborda em períodos de chuvas,  trazendo transtorno para a população. Da mesma forma estão esperando há tempo por melhorias, os moradores da rua Paraná, no Bairro Caiçaras,  onde a erosão está “engolindo” parte da rua, comprometendo além do sistema de esgotamento sanitário, a rede de abastecimento de água que passa naquele local.

É claro que existem outros centenas de problemas que afetam a nossa população, e que não teria espaço o suficiente para podermos enumera-los, tamanha suas complexidades.

É de extrema importância destacar, que os problemas citados ou aqueles que não foram citados mas que todos nós sabemos de suas existências, são antigos, e portanto não estamos apresentamos culpado ou culpados, e que não podemos atribuir culpa por estes problemas persistirem ao atual prefeito, o qual esperamos que neste ano que em breve se inicia, possa  suprir a nossa população com a melhora dos serviços  julgados por elas como sendo os de fundamentais importância neste momento.

Vamos torcer para que de fato, 2018 seja um ano de grandes realizações e de investimentos nas questões de infraestrutura do nosso município. A população agradece!

Foto/arquivo: Januário Basílio.