Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Uma campanha de grande alcance social está sendo desenvolvida nas redes sociais pedindo a ajuda da população para que se sensibilizem á contribuir com o tratamento do pequeno Bernardo, de apenas três aninhos,  diagnosticado com Paralisia Cerebral e Epilepsia.

A gravidez de Bernardo seguiu todos os cuidados e procedimentos recomendados em questão de exames e acompanhamentos médicos que toda gestante necessita para gestação de uma criança, porém, segundo a mãe de Bernardo, Elenice Paula de Oliveira Lima(25 anos), ” no momento do nascimento do Bernardo, ele aspirou um liquido mecónio ( primeiro matéria fecal eliminado por um recém-nascido que é normalmente reservado no intestino do bebê até após o nascimento, no entanto, por vezes é expelido antes do parto, dando cor ao líquido amniótico que normalmente tem uma cor clara, sendo este fenômeno anormal. A aspiração de líquido amniótico por parte do feto pode não ter consequências importantes, a não ser quando houver presença de mecónio.  uma vez que as enzimas e os sais de bile, nele presentes, causam irritação nos alvéolos, distress respiratório, obstrução das vias aéreas, perda de surfactante e pneumonite química)  e que em seguida entrou em  parada cardíaca ocasionando a falta de oxigênio no cérebro do Bernardo,” contou Elenice.

” No começo ninguém notou nenhuma anormalidade no Bernardo, mas com o passar do tempo detectaram que ele não estava se desenvolvendo como as demais crianças de sua idade. Então resolvemos procurar ajuda na APAE de Barbacena, onde conseguimos acessos a  fisioterapia, fonoaudiólogo, entre outros. Aos sete meses ele deu a primeira crise convulsiva, procuramos um neurologista e realizei uma tomografia, foi neste momento que detectamos que ele tinha uma lesão muito grande do lado esquerdo do cérebro comprometendo os movimentos do lado direito do corpo do Bernardo, que tem grandes limitações, como por exemplo: não conseguir ficar sentado por um longo período, e os limites de forças nas pernas o que o impossibilita de andar, sendo diagnosticado com Paralisia Cerebral e Epilepsia,” explicou Elenice.

O tipo de tratamento  indicado por médicos para eliminar os problemas causados pela doença, seria através do transplante de Células-Tronco, realizado por uma clínica especializada na  Tailândia,  que visa a regeneração dos neurônios danificados, possibilitando possíveis benefícios para caso de paralisia cerebral, retorno das funções motora, coordenação, visão, combate no atraso mental, força muscular, espasticidade, epilepsia, deglutição, fala entre outros. Porém, os custos para este tratamento fora do país são muito elevados devido a alta complexidade e cotado em dólar americano, orçado em cerca de $28.600, aproximadamente R$ 100.000,00 reais,  fora a viagem e despesas adicionais.

 

De família com poucos recursos financeiros, os pais de Bernardo, não tem condições de arcar com as despesas do tratamento e tão menos com a viagem, uma vez que a mãe dele, Elenice Paula de Oliveira Lima (25 anos), está desempregada, e o pai, Edésio Rogério de Lima (29 anos), trabalha no comércio de Barbacena, sendo toda a sua renda destinada para alimentação e manutenção diária da família.

Sensibilizados com o drama vivido pelos familiares do Bernardo,  foi lançada no distrito de Simão Tamm no município de Ressaquinha, na região do Campo das Vertentes, terra natal dos pais de Bernardo, uma campanha com o objetivo de arrecadar recursos para custear a viagem e o tratamento do garotinho Bernardo. Estão sendo desenvolvidas várias ações para que as pessoas possam ajudar nesta campanha, como realizações de bingos, partidas de futebol com a arrecadação sendo destinadas para a campanha em favor do menino Bernardo. Está disponível uma conta bancária aberta única e exclusivamente, para a realização de doações financeiras para ajudar na campanha. As doações podem ser depositadas na conta:

Caixa Econômica Federal
Elenice Paula de Oliveira
CPF 114505596-62
Poupança
Agencia – 0099 operação 013 conta 00021352-9

 

Estão programadas para acontecer outras ações visando na colaboração da campanha “Todos pelo Bernardo Henrique de Oliveira Lima.” No dia 26 de março, será realizado na Escola Galdino Ananias de Santana em Ressaquinha, um bingo cujo a renda será destinada para a campanha. E nos dias 2,3,e 4 de junho, acontece a Festa do Ruralista, realizada no campo de futebol de Simão Tamm, que também destinará os recursos para o tratamento do Bernardo.

Para demais informações e esclarecimentos, entrar em contato com a mãe do Bernardo, através do contato: Telefone(whatsapp): (32) 9 9945-6225