CONCESSIONÁRIA ENVIA À PREFEITURA, PROPOSTA DE REAJUSTE NO VALOR DE TARIFAS

Durante entrevista concedida em um programa de rádio local, o Prefeito de Barbacena, Luiz Álvaro Abrantes (PSB), respondeu a diversos  questionamentos realizados  pelos ouvintes da emissora, que envolvem a gestão pública do município, que vão desde os problemas estruturais causados pelos buracos em vias públicas, bem como, as  relativas ao sistema semafórico implantado na cidade através do projeto de mobilidade urbana na cidade, entre outros…

Luiz Álvaro, falou sobre o sistema do estacionamento rotativo, que passou a ser gerido pela prefeitura desde a última terça feira (01). Sobre este assunto, o prefeito garantiu que o rompimento de contrato estabelecido entre a empresa de Gerenciamento e Controle de Trânsito-GCT,  e a Prefeitura de Barbacena, de que não houve prejuízos financeiros ao cofres do município.

O  que chamou mais a atenção dos ouvintes e  que acabou desmistificando uma série de boas que correm a solta pelos quatros cantos da cidade, se referia ao possível aumento no valor da tarifa do transporte coletivo de Barbacena. Na entrevista, Luiz Álvaro disse que a empresa concessionária que administra o transporte urbano e distrital no município, enviou recentemente á prefeitura, proposta de reajuste no valor das tarifas dos coletivos, e que ainda não teve acesso ao teor da proposta,  e assim que ele tiver maiores informações sobre este assunto, ele vai analisar e se reunirá com os representantes da empresa para discutir sobre o assunto. Disse ainda que, quaisquer  informação sobre o possível aumento no valor das passagens neste exato momento, devem ser desconsideradas até que ele possa analisar de fato se este aumento proposto está de acordo com a demanda do serviço prestado. “Antes de tomar qualquer decisão, vou analisar com muita cautela e ouvir de representantes da população e da sociedade de um modo geral, se este aumento é justificável,” disse.

O transporte coletivo em Barbacena, vem sendo alvo de muitas críticas por parte dos usuários, que reclamam dentre outros assuntos; sobre a redução de horários realizados pela empresa concessionária em diversas linhas urbanas da cidade no ano de 2016, bem como, o atraso em cumprir os itinerários.

O último aumento concedido no valor das tarifas do transporte coletivo urbano e distrital de Barbacena, foi no final de outubro de 2016, quando passou de R$ 2,70 para R$ 3,10.

Fotografia; Januário Basílio.