EM BREVE, PORTADORES DE CÂNCER DA REGIÃO CONTARÁ COM CENTRO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Dentro em breve, Barbacena e região vai passar a contar com um local disponibilizado e todo equipado para o apoio as famílias com pacientes portadores de câncer, com a entrada em funcionamento do Centro de Atendimento Multiprofissional aos Portadores de Câncer de Barbacena e região.

O espaço vai funcionar como porta de entrada para realizar o diagnóstico da doença, e caso seja constatado, o paciente será conduzido para atendimento em uma unidade hospitalar especializada em Barbacena e dependendo da complexidade, podendo ser conduzido em um veículo especializado disponibilizado pela instituição para um centro de tratamento com maiores recursos, seja em Juiz de Fora ou em Belo Horizonte, Capital do Estado. Após passar por tratamento, o paciente retorna para o Centro de Atendimento Multiprofissional aos Portadores de Câncer de Barbacena, onde será oferecido acompanhamento por profissionais de diversas áreas da saúde, como por exemplo: nutricionista, fonoaudiólogos, dentistas, fisioterapeuta, dentre outros…

O primeiro módulo do Centro de Atendimento dispõem de toda a estrutura já montada, sendo a parte mobiliária conseguida através de convênio junto a Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena, que contou com o apoio e empenho do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Orleans da Costa, e da subsecretária Tatiane Puiatti.

O Centro de Atendimento Multiprofissional aos Portadores de Câncer de Barbacena recebeu ainda apoio especial de pessoas e empresas que entram para a história da instituição como sendo grandes benfeitores que abraçaram este projeto, entre eles: a empresa Saint -Gobain, Desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro, Doutor Eloy, Desembargador Caetano Levi Lopes, Desembargador Adilson Lamounier, Promotora Dilma Jane Couto, entre outros…

Já a segunda parte do módulo que está em obras, quando concluídas, serão disponibilizados aproximadamente 22 leitos destinados prioritariamente aos pacientes e se possível aos seus familiares que irão acompanhar, vindos de toda região para a realização do diagnóstico e dos possíveis tratamentos na cidade. O local também contará com capela, lavanderia, lanchonete e estacionamento.

Segundo o Fundador da Instituição, Vereador Amarílio Augusto de Andrade: ” Apesar do primeiro módulo estar com toda a parte mobiliar montada e com alguns equipamentos já disponibilizados, ainda nos falta equipamentos para o uso em situações de maior complexibilidade para que possamos colocar este primeiro módulo em funcionamento. No último dia 07 de agosto, tivemos a oportunidade de pessoalmente colocar este pleito para o Governador de Minas, Fernando Pimentel, dizendo a ele, que a obra só não está toda concluída, porque nos faltam um repasse no valor de R$ 1.500 000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), e quando nos for repassado este valor nós poderemos então finalizá-la por completo, inclusive a parte do segundo módulo. Contamos também, com o apoio importantíssimo do Prefeito Municipal Luis Álvaro, pois o nosso projeto é atender único e exclusivamente o SUS, sendo o Prefeito o gestor do mesmo,”concluiu.

Referente as obras do segundo módulo, o vereador Amarílio Andrade comentou em entrevista exclusiva ao Portal de Notícias Vertentes das Gerais, que neste momento, os trabalhos estão concentrados na parte da construção de um extenso muro de arrimo, já que a parte da fundação no II Módulo está toda concluída, e de uma passeio, que possibilitará na segurança das pessoas que estiverem acessando ao primeiro módulo, e tão logo recebermos a verba que nos foi proposta, certamente que muito em breve todo o complexo estará pronto para servir a população não só de Barbacena, mas como também, as dezenas de municípios que fazem parte da Macrorregião Centro Sul, compreendendo um universo de aproximadamente, 50 cidades no total. Nesta primeira fase, também foram concluídas , o portão de acesso ao Centro de Atendimento bem como,  a casa do vigia. Desta forma,  podemos notar que a obra está em andamento e sua conclusão está próxima, ” explanou.

Enfrentamos diversas dificuldades para chegar até este ponto de finalização do primeiro módulo, e é claro que o apoio que recebemos de pessoas que perceberam a importância do nosso projeto nos foram muito oportunas. Desta forma,  eu jamais poderia deixar de agradecer também,  pessoas que nos apoiaram de forma muito especial nesta fase do projeto que ao perceber a responsabilidade e a nossa dedicação para com ele e sua importância para toda essa região, nos apoiaram de forma muito especial para que possamos dentre em breve concluí-la por completo. Agradeço ao Deputado Estadual Arlen Santiago, que sendo lá da cidade de Montes Claros, Região do Norte de Minas, esteve visitando nossas obras como Presidente da Comissão de Saúde do Estado, e se sensibilizou com o nosso trabalho nos doando um veículo Zero km que recebemos recentemente e que nos será de grande importância para levar pacientes dentro e fora de Barbacena, agradecemos ao Governador Fernando Pimentel que foi quem nos entregou a chave do carro, embora seja esta, uma emenda impositiva, ou seja, é uma emenda pessoal do Deputado Arlen Santiago que levou a liberação deste veículo. Não podemos deixar de agradecer ao doador deste terreno, Dr. Cláudio Luciano Valença Motta, que foi de uma grandiosidade enorme em nos ceder este local para tornar realidade o nosso projeto. A empresa Saint -Gobain, que realizou uma parceria conosco através do Centro de Atendimento. Agradecemos ainda, a empresa Net Rosas Internet pelos serviços oferecidos, ao Engenheiro Edson Dutra da Silva que está conosco empenhado desde o inicio das obras, e enfim, a uma grande quantidade de pessoas que acreditaram neste trabalho. Evidentemente, temos que registrar o apoio incondicional que recebemos do Presidente do Núcleo, meu querido filho, o médico Júlio César de Andrade, e também, ao vice-Presidente Dr. Aldo Peixoto de Melo, ao tesoureiro Dr. Renato Vaz de Melo, e também do nosso grande amigo Dr. Carlos Capistrano, Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais Sediado em Barbacena, secretário do Núcleo,” exemplificou Amarílio.

“Comunico aos Barbacenenses, que no dia 23 de setembro, faremos realizar uma Assembleia Geral, quando na oportunidade, estaremos reconduzindo ou elegendo uma nova diretoria e acrescentando novos conselheiros. Estamos muito felizes e alegres, com este projeto de vida, e graças a inspiração do nosso saudoso Arcebispo Dom Luciano Mendes de Almeida, que foi quem nos abençoou e nos estimulou para a construção dessa obra, estamos aqui hoje vendo ela ser concretizada. ” disse.

Atualmente o Centro de Atendimento conta com três veículo para o transporte de pacientes portadores de câncer, além de fazer empréstimos de cadeiras de roda, cadeiras de banho, andadores, camas, entre outros. “Tudo que podemos fazer para aliviar o sofrimento destas pessoas nós faremos, claro que dentro das nossas limitações, mas o faremos com muita dedicação” comentou.

O Vereador Amarílio, faz questão de convidar a população de um modo geral, para que façam uma visita as obras, para que conheçam de perto o quanto foi dedicado ao longo de todo este tempo, para que o Centro de Atendimento esteja a ponto de se concretizar. “O convite também vale para aquelas pessoas que sempre fizeram críticas ao nosso projeto, dizendo que ele nunca seria concretizado, Quero que a população acompanhe um pouco do que já está sendo concluído, e também, a parte que está em pleno andamento. É bom salientar que a obra é do governo de Minas, e se ele não nos repassar a verba, a obra fica paralisada. Mesmo com a escassez de recursos que ás vezes ocorrem, ainda mantemos com os nossos recursos próprios, os serviços realizados pelos vigias que tomam conta do local, pagamos também, o pessoal que cuida da manutenção, e ainda realizamos pagamento da energia elétrica que não é bancada pelo município. É importante informamos a população sobre estas questões aqui levantadas, para que possam compreender melhor as inúmeras dificuldades que enfrentamos. Realizamos durante todo este tempo, mais de 70 viagens á Belo Horizonte, e mais de 4 mil pacientes receberam atendimentos ao longo desses 17 anos de Núcleo. Há sete anos, iniciamos o projeto de construção deste Centro de Atendimento, e é bom ressaltar que ele só está se concretizando, porque tivemos na pessoa do então governador do Estado, Antônio Anastasia, a coragem de enfrentar todas as forças políticas da nossa região em prol do nosso projeto, o qual enalteceu o nosso trabalho dizendo que estaríamos realizando um trabalho muito sério em prol de benefícios para servir a população da região, e não em benefício próprio, e ele nos apoiou até o fim do seu mandato como governador,” concluiu.

Fotos: Januário Basílio.