FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA PROMOVIDA PELA EPCAR RECEBE MILHARES DE VISITANTES

A 15ª edição da Feira de Ciências e Cultura, promovida pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) no último final de semana, levou familiares, alunos de diversas escolas de Barbacena e a população de um modo geral a prestigiarem o evento. A Feira é uma atividade pedagógica anual com exposições  de trabalhos das áreas científica e cultural e como  objetivo, o de  despertar nos jovens a busca de novos conhecimentos por meio da pesquisa e da cooperação, com apresentação dez trabalhos de dois clubes temáticos, sendo eles:   o clube de voo virtual do Esquadrão de Demonstração Aérea e a Banda do Clube de Música.

“Em cada edição da  Feira os alunos se superam cada vez mais, demostrando trabalhos de altíssima qualidade e pesquisas bastante aprofundadas.  as quais podemos observar  na apresentação dos temas variados como por exemplo; abordando a defesa aeroespacial do nosso país. Então, mediante a riqueza dos trabalhos desenvolvidos por nossos alunos, tenho a plena certeza de que  os visitantes que estiveram visitando nosso evento, ficaram satisfeito com o que lhes foram apresentados, ” comentou o Comandante da EPCAr , Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura em entrevista concedida ao Portal de Notícias Vertentes das Gerais.

” O nosso trabalho apresentado foi inspirado na Esquadrilha da Fumaça o qual demonstramos nossas habilidades e disciplina. Como alunos da EPCAr, temos uma rotina de treinamentos e de estudos a ser seguida durante o curso, a qual nos permitiu a nossa capacitação para estarmos aqui hoje apresentando de forma brilhante este trabalho. E quando vejo o interesse das pessoas e a satisfação ao observar  tudo isso que passamos de informação aos visitantes, nos deixa muito satisfeito,” explanou o Aluno Costa.

” Achamos interessante participar da Feira, e falar de um assunto que aborda doenças causadas pela loucura e a forma de como a sociedade se comporta frente ao fatores que são desencadeados por ela. E tudo isso nos levou a repensar e a refletir sobre este tema que desperta a curiosidade humana,  nos deixando divididos em saber diferenciar o quê de fato é loucura do que não é loucura. A Feira foi muito produtiva pra todos nós,” comentaram os alunos do grupo “Prisão Mental”.

Já o  Aluno Oliveira, destacou a presença dos visitantes:  “Foi excepcional a grande participação que tivemos  de visitantes de Barbacena na nossa feira, e confesso que ficamos muito satisfeito com o grande fluxos de pessoas que passaram por aqui nos dois dias que estivemos realizando o evento. Tivemos como privilégios, receber alunos de diversas outras escola da cidade e um público de diferentes  faixa etárias de idade. Eu dedico este sucesso da feira a participação dos nossos professores e o apoio e incentivo que recebemos deles, foi nos tornou possível realizarmos com tanto êxito esta exposição,”  explanou Oliveira do grupo “Ciência contra o crime”.

“O nosso trabalho teve a intensão de demonstrar para os visitantes a forma de como explorar corretamente as fontes de energias sustentáveis. Realizamos as demostrações tento como exemplo ilustrativo as energias eólicas e solar, que são formas de preservamos o nosso meio ambiente sem causar nenhum dano a ele. Cada forma indevida de como extraímos e de como levamos a energia, acabamos sendo penalizados por estes atos inconsequentes e danosos a nossa própria saúde e que podem nos levar a morte. Por isso destacamos a importância da preservação do meio ambientes buscando outras formas de se obter energia sem causar danos ao meio ambiente,” destacou o Aluno Atz.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, são focados na interdisciplinaridade e orientados por seus professores, e recebendo a supervisão geral do Comandante da EPCAr, Coronel Aviador José Aguinaldo  de Moura.

Fotografias: Januário Basílio.