Net Rosas

IMAGENS: REGISTRO DA PRAÇA DOS ANDRADAS EM BARBACENA

No corre corre do a dia, as vezes não damos contas em perceber as cenas urbanas do cotidiano da nossa cidade. E quando percebermos  algo diferente no contexto urbano de Barbacena ele já vem ocorrendo há mais tempo do que imaginamos. E acontece nos mais variados do setores, seja na construção civil, nas alterações do traçado urbano com uma simples inversão de mão ou sentido único de uma via, bem como, no aspecto paisagístico da cidade, onde incluo nesta questão, a manutenção de nossas praças e canteiros.

No que tange ao aspecto urbano, Barbacena carece em muita de uma praça considerada modelo pra nossa região. Muita delas estão abandonadas há anos ou mesmo décadas  pelos gestores público da nossa cidade,e não precisamos de ir a periferia  para comprovarmos esta tese. A Principal praça de Barbacena, aquela que é palco dos principais acontecimentos do município e onde estão localizados bustos e monumentos que transcrevem um passado daqueles que contribuíram e fizeram a história do nosso município, estão a mercê do tempo, se perdendo com a ação do tempo, sem que ao menos algo seja realizado para que a nossa história seja preservada. Praça dos Andradas é o fiel retrato de uma cidade que não investe em paisagismo, bastam passear em seu entorno que logo de início os elementos  que comprovam este descaso está bem ali, na fonte (ex)luminosa, considerada um dos locais mais frequentado pelas famílias barbacenenses, o local atualmente é o principal foco do descaso dos gestores públicos e também, da falta de educação  de algumas pessoas que insistem em jogar lixo naquele local. Há! sem falar no coreto; e pra quê que ele serve mesmo? Prefiro nem entrar neste mérito…..

Emfim; o que eu queria dizer no início,  era que, mesmo com todas estas cenas acima descritas, não deixamos de amar a nossa cidade e de poder  um dia almejar que ela se torne cada vez melhor e  mais atrativa. uma cidade que podemos ter ainda mais orgulho em apresentar aos nossos amigos turistas.

As fotos que ilustram este texto, foram registradas na manhã do último sábado(07),  com o objetivo não de encobrir ou esconder esta degradação urbana, e sim, de apresentar um ângulo onde se descortina uma cidade que ainda tem belezas ,e que jamais percebemos durante a nossa correria para o trabalho e afins, mas que não podemos negar o quanto tão bela ela ainda continua.

Fotografias: Januário Basílio

 

Abaixo da Notícia