TEATRO DE BONECOS E OFICINA SELFIENERO AQUECERAM O MÊS DE JULHO EM BARROSO

 Escola no Cinema, Teatro de Bonecos e oficina SelfieNeco  aqueceram o mês de julho em Barroso

 

O projeto Cultura & Cidadania aqueceu o frio do mês de julho em Barroso, com diversas atividades. A Escola no Cinema, por exemplo, levou estudantes ao Teatro Municipal Professora Iracema Rocha para poder presenciar de perto a magia do cinema. Os alunos participantes eram das escolas da rede municipal de ensino de Barroso e da Escola Estadual Duque de Caxias, de Dores de Campos. Ao todo foram dez sessões, com um público de mais de 1.500 participantes.

De acordo com a professora Maria Gorete de Oliveira, diretora da E. M. Professora Clotilde Rocha, a iniciativa foi de grande proveito para alunos e professores. “Acho muito importante esse projeto de levar as escolas ao cinema, até porque muitas crianças não têm oportunidade de ir ao cinema e agora todos tiveram essa oportunidade, fazendo com que as crianças aprendam a cultura desde cedo. Esta iniciativa precisa se repetir mais vezes durante o ano”, declarou.

A aluna Ingrid Larissa, da Escola Estadual Duque de Caxias, em Dores de Campos, afirma que adorou ir ao cinema. “Foi um filme muito legal, com pessoas muito bacanas e meus amigos também adoraram. Eu ficaria muito feliz se esse projeto fosse levado para Dores de Campos”, declarou.

Além dos alunos, professores da rede municipal de ensino também assistiram a uma sessão da Escola no Cinema. No dia 14 de julho, integrando a programação oficial da VIII Semana Municipal de Educação, o projeto Cultura & Cidadania exibiu o filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” para mais de 200 funcionários e professores do município.

 

Espetáculo “O Construtor do Imaginário” e Oficina SelfieNeco

 A programação de julho não teve só cinema. No dia 10, a Companhia de Inventos, da cidade vizinha Tiradentes, apresentou o espetáculo “O Construtor do Imaginário”, fascinando o público com o teatro de bonecos na Escola Municipal Professora Clotilde Rocha, no bairro Jardim Bandeirantes. Ao todo, foram mais de 300 espectadores.

 

Os artistas Bernardo Rohrmann e Renata Franca, que apresentaram o espetáculo, também ministraram a oficina SelfieNeco para 40 professores de Barroso, no dia 13, utilizando materiais recicláveis para a construção de bonecos.

“Foi um prazer apresentar esse espetáculo em Barroso, porque ele abrange o que a gente mais acredita, que é a comunidade local. É esse gosto que a gente tem de fazer uma apresentação dentro de uma escola. A receptividade foi incrível e essa apresentação mexe com o lúdico e estimula a criatividade. Deu para ver o brilho nos olhos dos alunos e professores nesse dia que foi especial para a história da Companhia de Inventos”, declarou o artista Bernardo Rohrmann.

A artista Renata Franca afirma que foi a oficina foi muito bacana. “É uma oficina muito simples, de construção muito fácil, com objetos acessíveis, que possibilitam que todo mundo possa construir, desde crianças até adultos. Foi muito produtivo e criativo. Estamos muito felizes”, declarou.

Eliane Bina Dias também é professora na rede municipal e declarou que a oficina foi muito prazerosa. “A oficina foi excelente, pois pudemos usar bastante da nossa criatividade. Parabéns ao Cultura & Cidadania por trazer essa oficina para dentro da Semana de Educação. Que iniciativas assim sempre se repitam”, destacou.

 

Cinema no Bairro

 

Para encerrar a programação de Julho, teve mais cinema para os barrosenses. Dessa vez foi o Teatro da Associação do bairro Joaquim Gabriel de Souza (Guede) que recebeu uma sessão do premiado filme “La La Land: Cantando Estações”. A iniciativa teve a parceria do projeto Em Rede.

Uma das espectadoras foi a radialista Sílvia Mello, que agradeceu pela oportunidade de assistir a uma sessão de cinema perto de casa. “Estou emocionada. Foi um filme muito bacana e essa iniciativa tem que acontecer mais vezes. Assistimos a um filme excelente, em um local confortável e de graça. A nossa comunidade merece isso e muito mais. Espero que tenham mais eventos como este”, declarou.

Clique no link a seguir e confira o vídeo com depoimentos e o resumo das atividades do mês de julho. https://youtu.be/0JAwx4Ezflw.

 

Mais cinema em agosto

 A Escola no Cinema volta em agosto, com sessões nos dias 14, 15, 16, 17 e 18, para escolas municipais, APAE e EJA. Todas com entrada gratuita e abertas também a toda a população. A programação está disponível no blog http://culturaecidadaniabso.blogspot.com.br/.

 

Cultura & Cidadania

O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Câmara Municipal de Barroso, Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Educação, Rádio Liberdade FM, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso – ACIB.

 

Mais informações

culturaecidadaniabso.blogspot.com.br

www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso

culturaecidadaniabso@gmail.com

Telefone de contato: 32-98874-5200

Whatsapp: 31-98256-6556