Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

13ª RPM apresenta redução nos índices de crimes violentos em Barbacena e região

Responsável pela segurança pública de 61 municípios, a 13ª Região da Polícia Militar (RPM) encerrou o ano de 2019 com uma redução de 15,8% nos crimes violentos registrando 165 crimes a menos do que em 2018. Com esses números, a 13ª RPM se firma com a segunda menor taxa de crimes violentos do estado de Minas Gerais apresentando um índice de 104,76 crimes violentos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Gráfico – Número total anual de crimes violentos da 13ª RPM no período de 2012 a 2019

grafico

Além disso, os três municípios mais populosos que compõem a área da  Região apresentaram significativas reduções na criminalidade violenta no ano de 2019 comparado ao ano anterior:

Barbacena (137.313 habitantes): cidade de responsabilidade do 9° BPM, apresentou a maior redução entre as três, com 17,6% em números absolutos, o que importa em 29 crimes violentos a menos.

Conselheiro Lafaiete (128.589 habitantes): apresentou redução de 3,5%, o que significa um decréscimo de 9 crimes violentos em relação ao ano anterior.

São João del Rei (90.082 habitantes): alcançou uma redução de 15 crimes violentos em 2019, o que equivale a 11,9%.

Em relação à taxa de homicídios, a 13ª RPM também obteve redução (29%) com 21 vítimas a menos que 2018. Vale ressaltar ainda que a Região possui municípios que estão há grandes períodos sem registros de homicídios como Paiva (63 anos), Santana do Garambéu (54 anos) e Casa Grande (30 anos).

Em suas atividades de prevenção em 2019, a 13ª RPM tirou de circulação mais de 700 armas de fogo, realizou mais 9 mil prisões em flagrantes, cumpriu quase  2 mil mandados de prisão e quase mil mandados de busca e apreensão. Durante o ano, foram feitas quase 4 mil reuniões com a comunidade. Já no campo das operações, foram executadas mais de 600  operações de prevenção à embriaguez ao volante (Lei Seca) e em torno 67 mil operações de policiamento ostensivo geral.

O Comando da 13ª RPM acredita que diversas estratégias foram determinantes para a obtenção desses resultados. Treinamentos qualificados aos policiais militares, posicionamento estratégico de viaturas e de policiais em áreas comerciais, entradas das cidades e nas avenidas de grande circulação de pessoas e de veículos como forma trazer sensação de segurança por meio da visibilidade e da ostensividade e reforço ao policiamento de frações localizadas em cidades menores durante a madrugada para a realização de operações e ações focadas no combate ao ataque às agências financeiras foram algumas das ações que fizeram diferença.

Outra ação foi o incentivo à gestão em Redes de Proteção Preventivas às residências, aos estabelecimentos comerciais e nos estabelecimentos bancários, o que associado a outras práticas preventivas, resultou em uma redução de 24,35% de furtos em toda a área da 13ª RPM,  correspondendo a 1593 crimes contra o patrimônio a menos.

Além disso, a setorização do policiamento em cidades com mais de 100 mil habitantes (Barbacena e Conselheiro Lafaiete) reforçou as ideias da Polícia Comunitária onde o policial em um setor que compreende um grupo de bairros próximos e interligados conheça com profundidade não só os residentes, mas o local onde trabalha além das potencialidades e das ameaças à paz social presentes.

Fonte: 13ª RPM Barbacena/Foto(arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

PM PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO GLÓRIA, EM SANTOS DUMONT