A 13ª Região de Polícia Militar, sediada em Barbacena, realizou solenidade de conclusão do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS I). A cerimônia aconteceu na noite da última sexta-feira (30/08), no complexo Santa Cecília, e contou com as presenças de diversas autoridades militares e civis, além de familiares.
De acordo com a 13ª Região de Polícia Militar (RPM), o curso teve início em abril deste ano, onde 56 militares por disciplinas teóricas e práticas, além de empenhos operacionais como estágio supervisionado, tornando-se aptos a exercerem as atribuições do cargo de sargento e atuarem como elo entre o comando e a tropa.
O Comandante da 13ª RPM, Cel. PM Joilson Fernandes Bittencourt, parabenizou os discentes e familiares pela conquista e ressaltou sua importância. “Os senhores têm, na qualidade de futuros sargentos, a grande responsabilidade de serem exemplos para seus subordinados de honra, profissionalismo, abnegação e compromisso. Façam o melhor onde estiverem. Honrem a memória dos valorosos homens e mulheres que os antecederam e ajudaram a construir a história da nossa instituição,” concluiu.
O paraninfo da turma, o Comandante da 7ª RPM, Cel. PM Carlos Henrique Sousa da Silva, agradeceu o convite e aconselhou os afilhados sobre a nova formação que conquistaram. “Ser policial militar é uma vocação, uma escolha que exige sacrifícios e dedicação. É preciso estar preparado para tomar decisões difíceis, agir com ética e manter a calma em situações de pressão. Lembrem-se sempre de que estão na linha de frente na defesa da paz e da ordem e cada ação que tomarem terá impacto direto na vida daqueles a quem servimos. Os senhores estão preparados para a missão e confio na capacidade de cada um,” finalizou.
A solenidade foi a coroação de todo o período de formação dos Cabos que desde o mês de abril estavam se dedicando ao curso profissionalizante passando por diversas disciplinas voltadas para a Segurança Pública. Da canção Fibra de Herói ao tradicional “fora de forma”, passando pela aposição dos distintivos pelos padrinhos, toda a cerimônia foi marcada por muita emoção.
Durante a solenidade, os três primeiros colocados do Curso, Cb. PM Paulo Ricardo Villanova Roque; Cb. PM Geovane Martins Silva e Silva e Cb. PM Neimar Vieira de Sousa, respectivamente; receberam uma homenagem. O discente classificado em primeiro lugar na 13ª RPM ficou entre os dez melhores classificados em todo o estado de Minas Gerais.
O sargento é a peça fundamental das atividades administrativas e operacionais da Polícia Militar contribuindo muito para o sucesso da Instituição. Nesta função, ele é o protagonista nas tomadas de decisão e titular de responsabilidades funcionais, devendo agir como um administrador e gerenciador. As aulas do CEFS aconteceram na sede da 13ª RPM sob a coordenação da 194ª Companhia de Ensino e Treinamento, em Barbacena.
Com informações: 13ª RPM.