Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

3ª edição da Copa Profeta demonstra evolução do Jiu-Jitsu em Congonhas.

A 3ª Copa Profeta de Jiu-Jitsu reuniu cerca de 300 atletas e milhares de aficionados desta modalidade esportiva de toda a região no Ginásio Poliesportivo do Nova Cidade neste domingo, 19. A competição é, anualmente, organizada pela Academia Capivara Team em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, nas modalidades pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto, absoluto e máster. Na classificação por equipe, foram premiadas a congonhense Capivara Time em 1º lugar, seguida pela Paviones (Itabirito), Geraldo Peixoto (Piranga) e He-Man (Itabirito/Congonhas). O prefeito Zelinho prestigiou o evento, ao lado do secretário municipal de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro. E a exemplo dos organizadores, o professor Emerson Pereira (Nelson do Jiu-Jitsu), Francisnei Machado e atletas, comemoraram o sucesso desta terceira edição.

O atleta Léo, da equipe Gracie Barra, campeão da categoria absoluto nas faixas preta e marron explica porque voltou a Congonhas este ano: “Gosto muito deste evento, pela responsabilidade dos organizadores com os atletas. Eu vim para cá sabendo que haveria premiação, independentemente do número de atletas participantes. Eu preciso de premiação e a daqui é muito boa, eu vivo disso, me mato de treinar pra isso, a organização é excelente. O ginásio tem uma estrutura perfeita. Ano que vem virei e trarei meus alunos. Gosto tanto de lutar em Congonhas que lamento ter de esperar um ano pra voltar”.

O Jiu-Jitsu, como outras artes marciais, vão além da competição. Wallace Farias Barcelar, pai do garotinho Heitor Lobo, que luta pela equipe Capivara Times e aluno da Academia FF Combates, diz que o esporte mudou seu filho. “Ele era muito agitado, encontramos a forma de canalizar a energia dele através do Jiu-Jitsu. A gente incentiva as crianças a praticar esporte, porque hoje elas querem ficar nos joguinhos e celulares e esporte é uma coisa muito boa”, diz o morador do bairro Zé Arigó.

“Eu gosto do Jiu-Jitsu, entro pra competir sabendo que posso ganhar ou perder. Pra minha vida, além de ficar mais calmo, aprendo a me proteger e a respeitar as pessoas”, conta o filho Heitor Lobo.

Célio Alexandre, da Vila São Vicente, pai do Gabriel Dias Avezedo que pratica Jiu-Jitsu pela Capivara Time luta há 3 anos lembra a evolução do filho e deste esporte no período. “Ele ganhou disciplina e está muito mais atendo às atividades que está fazendo. Quando ele começou, havia somente duas equipes em Congonhas, agora já há vários locais de treinamento. Os professores e a Prefeitura se dedicam para difundir o Jiu-Jitsu, que está presente até em projetos sociais no CRAS. Nos campeonatos, a presença de competidores e do público cresce ano a ano”, testemunha.

Gabriel saiu vencedor da luta que disputou no campeonato. “A luta foi mais ou menos difícil. O adversário chamou para a guarda e eu parti pra cima. Estou feliz com a medalha. Com relação ao que ganho pra minha vida com o esporte, agora sou focado não só no Jiu-Jitsu quanto de futebol”, diz.

O criador da Capivara Times há 13 anos, Nelson do Jiu Jitsu, lembra as dificuldades do início quando acabou ficando sozinho à frente da equipe e os avanços alcançados por este esporte em Congonhas e sua contribuição para a cidade. “Eu tive de ir para Conselheiro Lafaiete treinar, mas nos esforçamos para manter vivo o Jiu-Jitsu em Congonhas. Desde o início, sonhávamos em criar o Campeonato, o que se tornou realidade há 3 anos. A cada ano aparecem melhores atletas. Queremos que a competição cresça muito ainda. Mesmo com a realização de 6 campeonatos somente em BH neste final de semana, que contaram com pessoas que treinam com a gente, achei que foi um grande evento. O campeão absoluto faixa preta deste ano havia vencido competições na Rússia no mês passado. Pregamos a disciplina e o respeito ao ser humano. Mantemos projetos em várias escolas. As artes marciais oferecem isso à sociedade. Agradeço ao prefeito Zelinho, ao secretário José Lúcio e ao diretor Rodrigo Lorran pelo suporte que nos oferecem para a realização do campeonato. Que venha a próxima edição. Este ano ainda, em setembro, iremos levar nossa equipe para competir em Barbacena”.

O prefeito José de Freitas Cordeiro (Zelinho), saudou os participantes da 3ª Copa Profeta de Jiu-Jitsu, agradecendo à Capivara Time a parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer. O chefe do Executivo Municipal lembrou a grande infraestrutura criada em seu Governo para a prática de esporte e lazer em Congonhas, com a construção de ginásios poliesportivos como o do Nova Cidade, que recebeu a competição, e o investimento em servidores preparados para prestarem serviços à população.

Os alimentos não perecíveis levados pelo público ao Ginásio Poliesportivo do Nova Cidade neste domingo serão doados a entidades filantrópicas de Congonhas.

Fonte: Prefeitura de Congonhas.