Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz

3ª fase da campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda em MG

As pessoas que fazem parte da 1ª e da 2ª fase da campanha e que ainda não foram vacinadas poderão vacinar até o dia 05 de junho

A terceira fase da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (11/05) em todo o Estado. Esta fase da Campanha foi subdividia em duas etapas. A primeira, que vai do dia 11 de maio até o dia 17 de maio, tem por objetivo vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto e pessoas com deficiência. A segunda etapa começa a partir do dia 18 de maio e vai até o dia 05 de junho, se destina a vacinar professores da rede de escolas públicas privadas.

A terceira fase foi alterada pelo Ministério da Saúde (MS) para evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.  Anteriormente, também estava programado para o sábado, dia 09 de maio, o Dia “D” de mobilização nacional, no entanto, com o mesmo objetivo de evitar aglomerações de pessoas, a mobilização foi cancelada.

Segundo a coordenadora Estadual do Programa de Imunizações, Josianne Dias Gusmão, no atual momento da pandemia da Covid-19 é muito importante ter uma grande adesão da população à campanha. A expectativa é vacinar 3.583.349 pessoas desse público em todo o Estado. “Neste momento de pandemia, vacinar contra a influenza é ainda mais importante. A vacina protege as pessoas contra as complicações e os casos mais graves da gripe. Por isso, quanto mais pessoas se vacinarem, menos hospitalizações e óbitos teremos no estado decorrente da influenza. Assim, a vacina diminui os impactos sobre os serviços de saúde”, afirma Josianne Dias Gusmão.

Ainda de acordo com a coordenadora, a imunização pode reduzir os riscos de complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pela Influenza. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza. “A vacina influenza é a medida de prevenção mais importante para proteger contra a doença”, aponta Josianne Gusmão.

 

Balanço parcial

Segundo dados do DataSUS, até o dia 08 de maio, foram vacinados 2.710.281 pessoas com 60 anos e mais de idade e 513.582 trabalhadores de saúde. Na segunda fase, foram vacinados 1.625.085 pessoas do público que incluía indígenas, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, força de segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo.  “Aqueles que estão incluídos no público alvo da primeira e segunda fase da campanha e que ainda não foram se vacinar, podem procurar os postos de saúde até o dia cinco de junho, data que encerra a campanha”, alerta Josianne.

Fonte: SES-MG.

Leia também:

GRUPAMENTO DE APOIO DE BARBACENA, GAP-BQ, PRODUZ PROTETORES FACIAIS