Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Banner grande BQHost 2

9º BPM apresenta maior redução em índice de crimes violentos em Minas Gerais

No mês em que celebra seus 88 anos de criação, o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) tem mais um motivo para comemorar. A Unidade  apresentou maior redução de crimes violentos no Estado no primeiro semestre desse ano em relação ao ano passado (período de 1º de Janeiro a 10 de Julho). Os dados estão fazem parte de um relatório elaborado pela Polícia Militar de Minas Gerais.

De 2019 para 2020, o 9º BPM obteve uma redução de 55,40% nos crimes violentos com 139, em 2019 e 62, esse ano. Estavam no relatório as 86 unidades que compõem a PMMG entre Batalhões e Companhias Independentes. Crimes violentos são homicídio (tentado e consumado), estupro (tentado e consumado), roubo consumado, extorsão mediante sequestro e sequestro e cárcere privado.

De acordo com o Comandante do 9º BPM, Ten Cel Sávio Geraldo Corsino Pires, essa expressiva redução criminal se deve a vários fatores como a aproximação da Polícia Militar com a comunidade tendo os Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consep) uma participação efetiva; visibilidade e ostensividade dos patrulhamentos; intensificação das abordagens policiais resultando na prisão de infratores, foragidos, apreensão de armas e drogas; e o comprometimento da tropa. “Um dos fatores mais importantes para esses resultados é o compromisso, profissionalismo e determinação da tropa. É uma tropa aguerrida e muito disciplinada que coloca realmente em prática as estratégias do Comando,” explica.

O 9º BPM integra a 13ª Região da Polícia Militar e tem sede em Barbacena. Possui 19 municípios sob sua responsabilidade sendo dividido em quatro Companhias: 60ª Cia PM e 301ª Cia Tático Móvel com sede em Barbacena, 63ª Cia PM com sede em Santos Dumont e 117ª Cia PM com sede em Antônio Carlos.

Fonte: 13ª RPM Barbacena/foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

OPERAÇÃO FISCALIZA E CONSCIENTIZA A POPULAÇÃO SOBRE COVID-19 EM BARBACENA