Paróquia da Piedade, em Barbacena, realizará solenidade de Pentecostes

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

No próximo domingo (19/05), encerrando o tempo pascal, a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, realizará solenidade de Pentecostes com celebrações eucarísticas no Santuário da Piedade, às 6h, 8h, 10h, 12h, 17h e 19h; e na Comunidade Santa Ifigênia/São Jorge.

De acordo com a Paróquia, a palavra Pentecostes vem do grego, pentekosté, é o quinquagésimo dia após a Páscoa. Comemoramos nesta solenidade o envio do Espírito Santo à Igreja.

A origem de Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Ex 23, 14), dia de alegria e ação de graças, na verdade uma festa completamente agrária. Nesta festa, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se a festa da renovação da Aliança no Sinai (Ex 19, 1-16). No Novo Testamento, Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os Apóstolos, juntamente com Maria, Mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, “como se soprasse um vento impetuoso”. “Línguas de fogo” pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.

Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo.

Com informações: Paróquia da Piedade/foto: Januário Basílio.

Leia também:

Últimos Destaques

Leia também:

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes