Jubileu da Padroeira de Barbacena encerra na segunda-feira, feriado municipal; veja a programação

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Encerra na próxima segunda-feira (15/09), feriado municipal em Barbacena, o Jubileu de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do município e de Minas Gerais. A solenidade religiosa em honra à padroeira de Barbacena teve início no dia 05 de setembro, com grande participação de fiéis e devotos nas celebrações realizadas no Santuário.

Neste ano jubilar, a comunidade católica de Barbacena celebra os 300 anos de fundação da Paróquia de Barbacena como “peregrinos da esperança”.

As celebrações eucarísticas contam com grande participação de movimentos e dimensões católicas, além de lideranças religiosas de Barbacena e de cidades da região.

No dia 15 de setembro, dia solene dedicado a padroeira de Barbacena e feriado municipal, a Paróquia realiza um dos momentos mais aguardados e participativo da programação, a tradicional procissão e coroação de Nossa Senhora da Piedade.  

Nesta quinta-feira (11/09), a programação do Jubileu será dedica aos servidores públicos, Polícia Militar, Polícia Civil, Aeronáutica e Polícia Penal. Haverá missas às 7h; 12h; 15h e 19h, e oração do Terço e bênção do Santíssimo Sacramento às 18h. As confissões acontecem das 9h às 11h e das 14h às 17h.

Confira a programação:

Dia 12/09 – Sexta-feira

Jubileu dos empresários, comerciantes, feirantes e trabalhadores autônomos

7h – Missa com participação do Movimento Familiar Cristão

12h – Missa com participação de Representantes da CDL Barbacena

15h – Missa com participação da Paróquia São Pedro e São Paulo

18h – Oração do Terço e bênção do Santíssimo Sacramento

19h – Missa solene com a participação da Paróquia Nossa Senhora da Penha, e logo após o rito da novena solene, e homenagens à Nossa Senhora.

Confissões: 9h às 11h; 14h às 16h; 18h–20h – no Santuário

Dia 13/09 – Sábado

Jubileu das Instituições de Ensino da cidade e Município, Professores (as).

7h – Missa com a participação da Irmandade Nossa Senhora da Piedade, Cursilho de Cristandade.

10h – Missa com a participação do SAV, coroinhas, IAM e pão e beleza

11h – Celebração comunitária do sacramento da unção dos enfermos.

15h – Missa com a participação da Paróquia Santana e São Joaquim – Antônio Carlos

18h – Oração do Terço e bênção do Santíssimo Sacramento

17h – Carreata, saindo da Basílica São José, passando pela Igreja Nossa Senhora da Penha, rodoviária, viagem para o Santuário.

19h – Missa solene com a participação da Paróquia São José Operário, e logo após o rito da novena solene, e homenagens à Nossa Senhora.

Confissões: 9h às 11h; 14h às 16h; 18h–20h – no Santuário.

Dia 14/09 – Domingo

Exaltação da Santa Cruz

Jubileu da Paróquia

6h – Missa com participação da Comunidade do Santuário e Nossa Senhora do Rosário

8h – Missa com participação da Comunidade Nossa Senhora Aparecida

10h – Missa com participação da Comunidade Santa Ifigênia/São Jorge

12h – Missa com participação da Comunidade Nossa Senhora das Graças

13h – Almoço de confraternização

15h – Missa com participação da Comunidade São Geraldo e São Cristóvão

17h – Missa com participação da Comunidade Santa Cecília e IMAF, com convite especial para o terço dos homens de Barbacena.

19h – Missa solene com a participação de toda a paróquia. A seguir, procissão do Senhor Bom Jesus (participação especial da Confraria Mater Dei, Ordens Terceiras e Irmandades).

Itinerário da Procissão do Bom Jesus: Rua Vigário Brito, Praça Pedro Teixeira, Praça Conde de Prados, Rua Lima Duarte, Santuário.

Dia 15/09 – Segunda-feira

Solenidade de Nossa Senhora da Piedade

Padroeira de Minas Gerais e Barbacena

Celebração especial do Ano Jubilar dos 300 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Missas: 6h, 8h, 10h, 12h, 15h e 19h

Em todas as missas, haverá a Consagração a Nossa Senhora da Piedade.

Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Piedade após celebração eucarística das 15h e, em seguida, a coroação da imagem da padroeira de Barbacena.

Itinerário da Procissão: Rua Vigário Brito, Praça Pedro Teixeira, Rua Lima Duarte, XV de Novembro, Tiradentes, Visconde de Carandaí, Coronel Teófilo, Cônego Vieira, XV de Novembro, Santuário. Após a missa das 19h haverá o canto do Te Deum.

Com informações:  Por Redação/foto: Januário Basílio.

Leia também:

Últimos Destaques

Leia também:

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes